Um Olhar Sobre A Cidade

Um Olhar Sobre A Cidade

Um Olhar sobre a Cidade era o nome do programa em que Dom Helder lia uma crônica, todas as manhãs, na Rádio Olinda. O programa esteve no ar de 01 de abril de 1974 até 22 de abril de 1983.

São mensagens do dia a dia, de amor, fraternidade, mas também de preocupação com problemas inerentes ao modo de vida daqueles tempos. Preocupações que continuam bem atuais.

Dom Helder não colocou seu olhar sobre nenhuma cidade em especial. Nem na sua cidade natal, Fortaleza, ou Olinda, Recife ou mesmo o Rio de Janeiro. Seu olhar era dirigido a todas as cidades onde ele sentia o medo, que viviam assustadas mas que eram, ao mesmo tempo, assustadoras. Cidades acuadas pela ameaça das armas, de morte em uma, pelo terror invisível, mas abrangente, da falta de amor.

Algumas dessas crônicas foram reunidas em dois livros. O primeiro, publicado em 1976, com o mesmo nome do programa, reúne 67 crônicas. Era o segundo livro de Dom Helder a ser publicado.

Há dois anos um novo livro reunindo 200 crônicas do programa foi lançado, tendo como organizadora a jornalista Tereza Rozowykwiat, cujo título remonta à frase de abertura do programa: “Meus queridos amigos”.

São crônicas escritas há décadas. Algumas delas há mais de quarenta anos. E, no entanto, impressionam pela atualidade em seu conteúdo, como se fossem escritas nos tempos de hoje.

Em um trecho da apresentação do livro Enio Silveira diz: “As crônicas são formas singelas de pregar aos humildes a palavra maior do cristianismo: o AMOR. O mesmo amor que ele dispensou a vida inteira às suas ovelhas, as quais nunca descuidava de apascentar, como pastor apaixonado que sempre foi e sempre será”.

21 dessas estão reunidas em um CD, tendo como trilha sonora a Sinfonia de Dois Mundos. O CD e livro Meus Queridos Amigos podem ser encontradas no IDHeC.