Casa de Frei Francisco

Casa de Frei Francisco

Tendo recebido vários prêmios internacionais Dom Helder usou um deles para construir, em um terreno nos Coelhos, uma casa destinada a atividades sociais em prol dos mais carentes daquela comunidade e das vizinhas Coque e Joana Bezerra. Chamou-a de Casa de Frei Francisco, constituindo assim o braço social das Obras de Frei Francisco, fundada por ele em 1984.

Objetivos específicos: 

A Casa foi pensada pelo Dom, e funcionou por um bom tempo, como albergue para moradores de rua, oferecendo-lhes acolhimento fraterno, alimentação e banhos. Depois, passou a acolher crianças e jovens das três comunidades em situação de risco social. Desde então, o foco do IDHeC passou a ser: 
– favorecer/promover o gosto pela leitura e escrita;
– desenvolver/exercitar responsabilidades pelas questões ambientais;
– fortalecer as atividades didáticas da Escola Formal;
– oferecer apoio psicossocial;
– incentivar a construção da cidadania através da internalização de princípios éticos e valorização do meio ambiente;
-construir e vivenciar regras e normas de convivência;

Meta: 

A meta de atendimento é de 1 00 crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, moradores das comunidades dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra, em situação de risco social.

O trabalho com as crianças/adolescentes é desenvolvido no contra turno escolar (jornada ampliada). 

A Casa de Frei Francisco é o braço social do Instituto Dom Helder Camara e, coloca em prática, o seu sonho de ajudar aos jovens a construirem o seu próprio futuro, voando alto e alcançando as estrelas.

Programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz por meio da inserção de adolescentes e jovens no mundo trabalho contribui para a sua formação pessoal e profissional , potencializando o exercício da cidadania, sua empregabilidade e protagonismo, de modo que se torne agente transformador de sua realidade.

A CFF ingressou nesse programa há 4 anos e, desde então 200 jovens e adolescentes que passaram pela CFF foram admitidos no programa e contratados por diversas empresas tais como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Chesf, entre outras.

Ouvir o depoimento desses jovens e de seus familiares, dá a certeza de que a CFF está no caminho certo. Como o do jovem que, ao receber o seu primeiro salário, em lugar de comprar algo para si como um tênis ou celular, fez uma feira para a família.

Entre em contato, visite a CFF e conheça o trabalho ali realizado.

Endereço: Rua Largo dos Coelhos, nº 78 – Coelhos    Recife/PE
Telefone/ Whatsapp: (81) 99511-0013
Coordenadora – Giselle Carvalho
E-mail: casadefreifrancisco@hotmail.com

Para continuar com o seu trabalho a CFF precisa de apoio. O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, uma ONG, portanto, uma instituição sem fins lucrativos, não tem os recursos necessários para arcar com os custos da Casa.

Seja você um colaborador regular e ajude a CFF a continuar realizando os sonhos de Dom Helder e dos Jovens e Adolescentes em situação de risco que têm, através de sua passagem pela Casa, a chance de se preparar e sair em busa de seu futuro.

Dados para depósito, transferência ou PIX:

Casa de Frei Francisco
(Instituto Dom Helder Camara)
CNPJ 08.799.272/0001-05,
Banco do Brasil
Agência: 1833-3
C. Corrente: 129242-0
PIX: casadefreifrancisco@hotmail.com

Salão/refeitório da Casa de Frei Francisco

“Graças a Deus, em todos os lugares e em todos os tempos, os jovens imaginaram, imaginam e imaginarão que são diferentes e que deles vai depender a construção do mundo…Mas sabem, que eu estou convicto de que a juventude de vocês coincide maravilhosamente com uma tríplice juventude: do Brasil, do Cristianismo e do Mundo!?…”“O tempo corre contra nós. Mas é preciso, em termos de História acelerada, que a geração de vocês leve o terceiro Mundo a sentar, não como mendigo, mas como Par e Irmão, à Távola enfim Redonda, em que o Mundo se decida a dialogar”.

Dom Helder Camara – Carta aos Jovens, escrita em 29 de junho de 1967.

Adolescentes da Casa de Frei Francisco participando da Celebração
 Eucarística pelos 110 anos do nascimento de Dom Helder

APELO AOS JOVENS
“Vocês são a esperança do amanhã. O terceiro milênio é de vocês. Há ainda muita miséria no mundo. É preciso que vocês trabalhem sem cessar, em favor da partilha e não da competitividade: seja esta a regra de sua vida. Sem partilha (partilha dos bens, das riquezas, do trabalho, do tempo livre, do saber, do saber fazer) não haverá justiça nem felicidade para todos. E sobretudo os mais fracos, os mais pobres, os menos dotados, sofrerão mais.
Engajem-se vocês que são jovens! Trabalhem sem cessar! Sejam competentes em sua profissão … Lavrador ou motorista, advogado ou médico, vocês serão ouvidos somente se forem reconhecidos competentes. Mas não esqueçam a regra de toda paz, de toda justiça, de toda solidariedade: servir e fazer que sejam servidos, primeiro e em todo lugar, os mais pobres …”

Dom Helder Camara e Abbé Pierre – 18 de Agosto de 1966

Matérias