Realizando Sonhos: Casa de Frei Francisco, presente!

Realizando Sonhos: Casa de Frei Francisco, presente!

Terra é pouco para vocês. É limitado falar em dimensões planetárias. Vocês desembarcarão nas estrelas. Viverão a liquidação da corrida armamentista e o fim das guerras , não por motivos idealistas, mas realistas: elas se tornaram totalmente absurdas e impraticáveis. Humanizarão a era eletrônica e cibernética. Escaparão dos robôs. Atingirão a socialização a serviço do homem e da comunidade, sonhada por João XXIII”. Dom Helder Camara. Carta aos Jovens – 29.06.1967

A famosa frase “Quando alguém sonha sozinho, é apenas sonho… Quando sonhamos juntos, é o começo da realidade..”, nos remete a um sentimento que nos alimenta e que nos faz seguir em frente: a esperança. Esperança do verbo esperançar, como dizia Paulo Freire e não apenas esperar.

A frase citada acima, que muitos pensam ser de Dom Helder, na verdade  foi citada por ele em sua crônica As Dores do Parto, lida em seu programa de rádio Um Olhar Sobre a Cidade, em 06 de janeiro de 1981. No texto, antes de citar a frase, ele diz: “Quando falo no estrangeiro, e alguém diz que este sonho de um mundo mais justo e mais humano é utopia, costumo citar uma canção, nossa, brasileira”.

E, falando em frases de canções basileias, em uma outra canção famosa encontramos essa frase muito inspiradora e que é, digamos assim, é o lema implícito de uma Casa bem conhecida nossa: “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

E, é sempre procurando fazer a hora, que a Casa de Frei Francisco, ainda que como muita dificuldade, tenta, através de parcerias e colaboradores, proporcionar aos jovens atendidos por ela, momentos de aprendizado, inclusive na área cultural, levando-os a locais importantes, mas que, para a uma boa parte dos jovens de nossa cidade, é de difícil acesso.

E, foi graças a doação de uma colaboradora da Casa, que prefere permanecer anônima, que surgiu o Projeto que surgiu o Projeto “Conhecendo o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand”.

O Projeto contou com duas aulas preparatórias e duas aulas de campo, que proporcionaram aos jovens da CFF a oportunidade de conhecerem o instituto Ricardo Brennand e Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

Uma experiência enriquecedora que, com certeza, ficará na memória dos jovens.

Colocamos abaixo uma galeria de fotos, com uma pequena amostra de momentos da realização do Projeto, com as turmas dos dois turnos da Casa de Frei Francisco e a equipe que os acompanhou.

GALERIA DE FOTOS : Projeto “Conhecendo o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand”.

Deixe uma resposta