Atualidades: O Dia que a Alegria Ficou Triste

Atualidades: O Dia que a Alegria Ficou Triste

Para Ziraldo, Dom Helder sempre foi uma paixão do povo brasileiro. Suas aparições, suas falas, suas entrevistas eram aclamadas por todos e todas. Até que, de repente, Dom Helder sumiu da mídia. Foram dez anos de “morte civil”, sua imagem, sua voz, foram proibidas de aparecer publicamente. As mídias foram proibidas de falar nele.

Sua primeira reaparição em televisão foi, justamente, através de uma entrevista ao amigo Ziraldo.

Em memória a Ziraldo, exibimos aqui uma entrevista feita por ele, com Dom Helder,  onde ele fala que teve a alegria de ser a pessoa que entrevistou Dom Helder em sua primeira aparição na Televisão, depois demais de dez anos de proibição, pela ditadura militar, de sua aparição pública.

 A entrevista, O Papo, foi feita em 1987.  Ela foge ao padrão dessa nossa Seção por seu tamanho: 56 minutos. Mas, nesse momento de partida do escritor e desenhista maluquinho, vale a pena assistir ao vídeo completo. Se não der para ver de uma só vez, assista aos poucos, mas não deixe passar essa oportunidade. Vamos assistir e curtir o vídeo? E se você ainda não se inscreveu no canal Dom Helder IDHeC, aproveita e se inscreve agora. E não deixe de compartilhar em suas mídias e listas de whatsapp

Sem dúvia alguma Ziraldo figura entre os maiores na literatura infantil. O Menino Maluquinho, por exemplo, encantou gerações com suas histórias divertidas. A Turma do Pererê, que ocntava histórias do folclore brasileiro nua linguagem dirigida às crianças, o Bichinho da Maçã, e o lendário Flicts, onde ele diz que “A Lua é flicts“, Ziraldo deu esperança a gerações de crianças brasileiras. Afinal, a cor flicts, que passa a história triste, tentando se encaixar e fazer amigos, acaba encontrando seu lugar no satélite natural: a própria lua.

A essa altura os dois já devem ter se encontrado e rido bastante, lembrando dos bons momentos que passaram juntos. Quem sabe até, hoje, é o Dom quem está entrevistando Ziraldo, recebendo-o com um enorme sorriso e de braços abertos.

 
Ziraldo em  evento no Restaurante do Clube Naval Piraquê. Lagoa/Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1989.

Deixe uma resposta