Atualidades –  E as Homenagens Continuam …

Atualidades-  E as Homenagens Continuam …

Sessão Solene na ALEPE

Nessa terça, 27 de fevereiro, o IDHeC recebeu uma homenagem muito especial, pelos seus 40 anos de fundação.

Em uma proposição do deputado Rodrigo Farias, a Alepe foi palco de uma sessão solene bem diferente do usual, pois, a tônica do evento foi a espontaneidade.

Todas as falas, da abertura feita pelo deputado Waldemar Borges, que estava presidindo a mesa, até a diretora executiva do IDheC, Virgínia Pimentel, foram feira em tom de conversa, de bate-papo, onde experiências iam sendo contadas, como se fosse uma reunião de amigos que se encontraram para conversar sobre Dom Helder.

A Sessão, que foi organizada pelo assessor de imprensa do deputado Rodrigo, Carlos Eduardo Barbosa, foi leve, bonita e emocionante.

A mesa foi composta, além de Waldemar Borges, pelo deputado Rodrigo Farias, Pe. Fabio Potiguar dos Santos, capelão das Fronteiras e que estava representando a Arquidiocese de Olinda e Recife, por Pe. Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco, vereadora Cida Pedrosa, representando a Câmara Municipal do Recife, o 2º vice-presidente do TJPE, o desembargador Eduardo Sertório, representado o presidente o Ricardo Paes Barreto; e a jornalista Rejane Menezes, diretora do Centro de Estudos e Ação Social – CENDHEC e membro da Comissão de Justiça e Paz da AOR.

A Casa de Frei Francisco, o braço social do IDHeC se fez presente, não apenas na plateia, acompanhados de familiares, como também participando do evento. Dois alunos da Casa, Thauanny e Harom e um ex-aluno, Kauã, contaram um pouco da história da Obras e da Casa de Frei Francisco e a Conselheira do IDHeC, cantora e compositora, Cylene Araujo, apresentou a música que fez para a Casa de Frei Francisco, enquanto era passado o clip, feito com os meninos e meninas da CFF.

O deputado Rodrigo Farias entregou à diretora executiva do IDHeC, em nome dele e da Alepe, uma belíssima placa comemorativa à fundação do Instituto.

Os deputados Waldemar Borges, o desembargador Eduardo Sertório e o Pe. Pedro Rubens contaram suas experiências com Dom Helder, histórias, com o Dom, que eram “uma delícia”.

O deputado Rodrigo Farias exaltou a importância do IDHeC na preservação e na divulgação da vida e obra de Dom Helder.

Virgínia Pimental salientou, em sua fala, a importância do trabalho de diretores e diretoras que a antecederam, como Antonio Carlos Aguiar e Teresa Duere, ambos presentes à solenidade. E mencionou ainda a presença de três fundadoras do IDHeC, Teresa Duere, Geralda Farias e Maria Laura Pessoa.

A presidente e a Vice-presidente do CENDHEC, Célia Trindade e Germana Siqueira, estiveram presentes; Associados: Clarinda Aguiar, Romero Duarte, Sérgio Aguiar, Sérgio Menezes, Wictor Santana,Tereza Moraes, Enio Castelar, Helena Cortez; Conselheiros – Irmã Vanda Araujo, presidente do Conselho Curador, Elizabeth Barbosa – vice-presidente, Cylene Araújo, Luis Carlos Bezerra, Gustavo Aguiar, Solange Duarte; Funcionários – Virginia Lira, Rosália. Valcedira Lucena, Silvia Meneses e participantes do Movimento de Cursilho da AOR, Elias Marques e Francisca Chaves.

Com certeza foi um daqueles momentos inesquecíveis, que ficará guardado na memória de todos e todas ali presentes.

Para quem quiser assistir ou rever, colocamos abaixo o link da Alepe no Youtube:

Voto de Aplausos e Lei para o dia 7 de Fevereiro

No último domingo, 3 de março,  a diretora-executiva do IDHeC, Virgínia Pimentel agradeceu as homenagens que o IDHeC tem recebido por seus 40 anos de fundação, falando um pouco sobre a Sessão Solene realizada na Alepe, da qual falamos acima,e cuja placa foi mostrada aos presentes, por irmã Vanda.

Em seguida, a irmã Vanda, em nome do IDHeC, prestou solidariedade ao arcebispo da AOR, Dom Paulo Jackson, lendo a nota enviada a ele pelo Instituto e, leu também a resposta recebida.

No momento seguinte, Virgínia falou sobre os presentes que o IDHeC e o Dom receberam e convidou a vereadora, associada do IDHeC, poeta e escritora, Cida Pedrosa para entregar o seu presente.

Cida Pedrosa, entregou à diretora do IDHeC, Virgínia Pimentel, o voto de aplausos ao IDHeC, por seus 40 anos de fundação, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores do Recife.

Na ocasião, ela entregou também ao Pe. Fabio Potiguar, um voto de aplauso por sua condução como vigário da paróquia das Graças.

Em seguida ela falou sobre os dois projetos de Lei em tramitação na  Câmara dos Vereadores do Recife: o que torna o dia 27 de agosto  o dia Municipal de Direitos Humanos Dom Helder Camara e o projeto que torna o IDHEC em Patrimônio Imaterial e Cultural do Recife.

Cida leu alguns textos de Dom Helder, retirados das Cartas Conciliares e também um trecho do livro Um Olhar Sobre a Cidade.

Após a fala de Cida, foi a vez da vereadora Liana Cirne falar sobre o seu presente ao Dom e ao IDHeC.

Ela apresentou a LEI Nº 19.125/2023, SANCIONADA EM 09/11/2023, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 146, DE 11/11/2023, de sua autoria, que torna o dia 7 de fevereiro, o  Dia Municipal da Fraternidade Dom Helder Camara.

Emocionada, finalizou lendo uma frase de Dom Helder.

As duas foram amplamente aplaudidas por uma igreja lotada.

Após as homenagens, o Pe Fabio Potiguar iniciou a celebração Eucarística do 3º Domingo do Tempo da Quaresma.

Liana participou da celebração fazendo a 1ª leitura e a Conselheira Cylene Araújo cantou o Salmo.

A final da celebração , antes da bênção final, como faz todos os domingos, Irmã Vanda leu uma das mais de sete mil e quinhetas Meditações do Pe. José.

Poema da Missa: Deixa Deus Agir – 3.3.2024

Que escolhas as sementes,

que prepares o terreno,

que regues o canteiro,

tudo isso é tarefa tua…

Sentar-te em frente,

na esperança absurda

de que teu olho

apresse a floração

e acelere o mistério da vida

é desconhecer

que o inverso quase

recomenda a experiência

– cumprida a tua parte,

some,

desaparece.

pois mistério pede sombra.

Rio, 18.01.1953

Dom Helder Camara

Meditações do Padre José, p. 1689

Os Poemas ou Meditações lidos aos domingos, podem ser encontrados nesse site, através do link:

Poema da Missa

Que venham mais homenagens e que esses 40 anos se multipliquem, perpetuando o legado de Dom Helder.

Aproveitamos para agradecer a fotógrafa Vitória (@vitoriaclic), sempre presente aos eventos do IDHeC, e nos presenteando com uma maravilhosa cobertura fotográfica e de vídeo.

Deixe uma resposta