Atualidades: Encontros e Reencontros

Atualidades: Encontros e Reencontros

Encontro

A semana que findou foi, para o IDHeC, uma semana de encontros e reencontros.

Na terça-feira, 05 de setembro, membros da diretoria do IDHeC foram recebidos pelo presidente da Cepe, João Baltar Freire.

Virgínia Pimentel, Normândia Macedo, Manoel Moraes e Verônica Morais, foram a Cepe para apresentar o IDHeC ao presidente e conversar sobre a parceria, que teve início em 2009, com a publicação do segundo volume das Obras Completas, conjunto das cartas que Dom Helder escreveu à família Mecejanense  a partir da preparação do Concílio Vaticano II. Em novembro de 2022 foi lançado o V volume, com três tomos – Ação, Justiça e Paz.

O Sexto volume já se encontra em fase de revisão, mas ainda sem previsão de publicação.

A próxima publicação do IDHeC será a edição 2024 do calendário Dom Helder Camara. Sempre aguardado com expectativa por todos e todas que costumam não apenas ter em suas mesas, mas também gostam de presentear no final do ano, o tema para 2024 segue em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024: Filhos de Deus, Irmãos uns dos outros.

Reencontro

Depois da celebração dos 24 anos da partida do Dom para a Casa do Pai e boas-vindas a Dom Paulo, na igrejinha das Fronteiras, foi a vez do IDHeC ir até o Palácio dos Manguinhos.

Na última sexta-feira, 8 de setembro, uma representação da Diretoria e Conselho do IDHeC – Virgínia Pimental, Irmã Vanda Araújo, Verônica Morais, Normândia Medeiros e Manoel Moraes –  foi recebida pelo arcebispo Dom Paulo Jackson e pelo bispo auxiliar Dom Limacedo.

O encontro ou audiência como chama o protocolo, deveria durar, no máximo, 30 minutos. Esse detalhe foi avisado enquanto a comitiva do IDHeC e entrando na sala, onde a aguardava Dom Paulo.

Entretanto, dada a animação e interação da conversa, uma hora passou sem que fosse percebida e, a reunião só foi encerrada, porque outro grupo já aguardava, impacientemente, para ser recebido.

Dom Paulo se mostrou um profundo conhecedor da vida e obra de Dom Helder e também da Casa de Frei Francisco. Disse que é uma grande preocupação para ele, a sustentabilidade da CFF e, é claro, do Instituto como um todo.

Comentou que o momento está difícil para todas as instituições que sobrevivem de doações e parcerias e que é preciso pensar alternativas para garantir a sobrevivências dessas instituições.

Junto com Dom Limacedo ficaram de conversar com algumas entidades para sondar as possibilidades de parcerias, principalmente, estrangeiras. Eles deram várias sugestões para que o IDHeC consulte e veja onde poderia se encaixar.

Em relação ao processo de beatificação e canonização de Dom Helder, Dom Paulo comentou que as orações pela beatificação, tanto de Dom Helder, quanto de Dom Vital, deveriam ser lidas sempre em todas as  missas da Arquidiocese, porque elas apenas pedem a beatificação deles dois, o que torna a sua leitura absolutamente normal nas celebrações.

Comentou que como elas são um pouco longas, poderia ser feita uma versão reduzida, em nome dos dois candidatos e ser adicionada, regularmente, ao final das orações dos fiéis.

Dom Paulo foi convidado a conhecer a Casa de Frei Francisco, com data a ser marcada e se colocou, junto com Dom, Limacedo, sempre à disposição para receber o IDHeC e fazer o que estiver ao seu alcance para colaborar, inclusive falando com autoridades que se façam necessárias para resolver as pendências que impeçam que o Instituto avance.

Ao final da visita foi feita a foto com todos os presentes.

Mais uma vez o IDHeC reitera as boas-vindas ao arcebispo Dom Paulo Jackson, com a certeza de que a Arquidiocese de Olinda e Recife está em boas mãos.

Deixe uma resposta