Atualidades: II Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos

Atualidades: II Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2023, a Cátedra UNESCO / UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, realizou a II Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos da Unicap, evento que também marcou a Anistia no Brasil.  E integra a programação nacional do Ministério dos Direitos Humanos – Comissão de Anistia, fazendo referência aos 44 anos de promulgação da Lei da Anistia, de 28 de agosto de 1979.

Os dois eventos foram realizados no Campus da Universidade Católica de Pernambuco e teve como objetivo promover pesquisas acadêmicas, capacitação, informação, educação no campo dos Direitos Humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, disseminando a cultura de paz por meio do legado de Dom Helder Camara.

O seminário foi realizado nos Auditórios e salas de aula da Universidade Católica de Pernambuco, Recife. Uma das atividades temáticas foi responsável por visitar os espaços de memória no Recife , indo até o Memorial da Democracia, no bairro de Casa Amarela.

A programação contemplou mesa redonda, minicursos, seminários, painéis e oficinas. Entre os temas debatidos tivemos: migrantes e refugiados em Pernambuco, ‘Comissão da Memória, Verdade e Justiça’, Sistema Prisional de Pernambuco, Políticas Públicas de Inclusão, Estatuto da Pessoa Idosa, uma exposição sobre a atuação de Dom Helder com a Comissão Justiça e Paz, na Biblioteca, entre outros. Todos os encontros foram abertos ao público. 

A exposição sobre Dom Helder Camara foi organizada pelo IDHeC e contou com a participação de funcionários, diretores e colaboradores do Instituto.

O primeiro dia do evento foi dedicado à Missa de 24 anos da Páscoa de Dom Helder Camara, e contou com a participação de Dom Paulo Jackson Nóbrega, arcebispo de Olinda e Recife. A celebração foi realizada na Igreja das Fronteiras.  (https://domheldercamara.org.br/2023/08/28/fazer-memoria-e-preparar-o-futuro/)

Na segunda-feira tiveram início às atividades na Universidade. 

A solenidade de abertura aconteceu no auditório G1 da Universidade, e contou com a participação do reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens; representante do Ministério dos Direitos Humanos e das Cidades, Nilmário Miranda; Membros das entidades: Adriano Diogo (Comissão da Verdade Rubens Paiva, de São Paulo); Edival Nunes Cajá (coordenador do 8° Encontro de Comitês e Comissões do N-NE); Drª. Ivete Caribé (Comissão da Verdade do PR); Leo Alves (representante dos Filhos e Netos por Memória, Verdade e Justiça e da Coalizão por MVJRD; Diva Santana (Comissão Nacional de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos) e videoconferência com Adolfo Pérez Esquivel (Prêmio Nobel da Paz 1980).

Na terça-feira, também no auditório G1, aconteceu uma roda de Conversa sobre o V volume das Obras Completas de Dom Helder, Ação, Justiça e Paz, com a participação do monge beneditino Marcelo Barros, o Prf. Manoel Moraes, o Pe Fabio Potiguar dos Santos e o historiador do IDHeC, Filipe Xavier.

Os meninos da Casa de Frei Francisco fizeram uma maravilhosa apresentação, organizada pelos professores Magda e Vítor Castanheira. Na primeiras parte da apresentação, os adolescentes apresentaram um jogral com textos de Dom Helder e, na segunda parte, uma apresentação musical encheu de animação e beleza o auditório, quando cantaram as músicas Aquarela, O Caderno e Sabiá.

Após a apresentação os adolescentes foram conhecer o campus da Unicap.

Na quarta-feira, uma outra visita ao campus da Unicap foi proporcionada aos adolescentes da Casa de Frei Francisco, passando pela biblioteca, museu e pelo laboratório de informática.

Na quinta-feira, 31 de agosto, a Unicap recebeu ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio de Almeida, que veio ao Recife para participar do I Seminário Nacional Josué de Castro e o Combate à Fome.

Antes de dar inicio à sua participação, o ministro recebeu de presente a Fotobiografia Dom Helder Camara- O Santo Revelado, das mãos do capelão das Fronteiras, Pe. Fabio Potiguar dos Santos, em nome do IDHeC.

Foi sem dúvida uma grande semana pra a Unicap que, ao promover eventos como esses, fortalece a luta pelos Direitos Humanos em nossa cidade.

Parabéns à Unicap por seu trabalho  em prol do engrandecimento da educação e da promoção da vida em Pernambuco.

Deixe uma resposta