Dom Helder e a Copa do Mundo

Dom Helder e a Copa do Mundo

“Era difícil encontrar um brasileiro que não estivesse vibrando

com a nossa equipe de futebol, que estava jogando na Copa do

Mundo. Era difícil encontrar um brasileiro ou brasileira que não estivesse contando na certa com a vitória final do Brasil.” 12.07.1982

Quando o Brasil foi eliminado da copa de 1982, Dom Helder escreveu “A Canarinha, dirigida por Tele Santana, se preparara, de verdade. Era toda válida e dispunha de craques de deixar água na boca de qualquer time estrangeiro. Basta lembrar Zico ou Sócrates, Eder ou Júnior, Valdir Perez ou Cerezo.

Quando já estávamos praticamente com a caneca na mão, bastando um empate com a Itália, e depois mais duas barreiras fáceis de ultrapassar, perdemos para a Itália, e o Carnaval preparado virou tristeza nacional. Creio que ninguém comete a injustiça de negar a beleza do jogo que nossa equipe apresentou na Espanha e a segurança com que respondeu a jogo de caneladas com futebol pra valer, de primeira classe…” (12.7.1982)

Não foi dessa vez o tetra. Os brasileiros tiveram que esperar por mais 12 anos, para erguer novamente a taça de campeão do mundo de futebol e comemorar novamente, 24 anos depois.

Em 1994, ao lado de Zezita, Dom Helder acompanhava os jogos, em sua televisão, velhinha, mas que ainda cumpria o seu papel. E comemorou a tão esperada conquista do Tetra. Como podemos ver nas fotos abaixo, encontradas hoje por Vanuzia Brito, a bibliotecária de nosso Centro de Documentação.

Mesmo sabendo da alienação que o futebol pode provocar e condenasse as implicações políticas da Copa do Mundo, a forma como os governos se utilizavam dos tempos festivos das Copas para anestesiar o povo e fazer acontecer os aumentos e medidas que prejudicavam a população, Dom Helder também levava em conta que o futebol era uma das poucas alegrias que a maioria dos brasileiros tinha.

1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Esses foram os anos em que o Brasil foi campeão da Copa do Mundo de Futebol. Já faz 20 anos que não vemos o capitão brasileiro erguer “o caneco”.

Hoje é dia de jogo. Perdeu volta para casa. O Brasil, único país do mundo a ter participado de todas as Copas, apesar do jogo da sexta-feira, tem esperança de trazer o Hexa.

Depois da pandemia que atingiu o mundo de maneira cruel e de todas as agruras que o povo vem passando, os brasileiros esperam e merecem essa alegria. Viva o povo brasileiro.

Um comentário sobre “Dom Helder e a Copa do Mundo

  1. As palavras de Dom Helder é atemporal. Gratidão pela partilha deste e de tantos outros registros do cotidiano do Dom.

Deixe uma resposta