Colaboradores
O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, sendo uma ONG – Organização sem Fins Lucrativos, sobrevive graças a doações e parcerias, que garantem a sua sobrevivência.
Projetos como digitalização do Acervo de Dom Helder e disponibilização na Internet, preservação do acervo original que contém mais de 210 mil escritos, de Dom Helder e sobre ele, em torno de 20 mil imagens, além de vídeos e áudios, só são possíveis, graças a parcerias com a Fundarpe, Cepe e Prefeitura do Recife.
Termos de cooperação Técnica com a PCR e a FUNDARPE, garantem o funcionamento do IDHeC, no que diz respeito à parte de pessoal e serviços.
Duas Emendas Parlamentares estaduais tornaram possível equipar o Novo CEDHOC, com equipamentos que vão dinamizar os trabalhos e melhorar a qualidade da preservação do acervo. E também a Casa de Frei Francisco, com equipamentos necessários para uma melhor prestação de serviços às crianças e adolescentes atendidos pela Casa.
Parceria com a Secretária de Turismo do Governo do Estado, garantiu a inserção de dos Caminhos do Dom no Projeto Rota da Fé, com a instalação de 10 placas, espalhadas por Recife e Olinda, indicativas dos locais que foram importantes para o arcebispado de Dom Helder.
Já a parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura da Cidade do Recife inseriu o IDHeC no Projeto Recife Sagrado, o que garante a presença de estagiários, durante a semana, para a realização de visitas guiadas ao Memorial Dom Helder Camara e a participação da igreja das Fronteiras, no Projeto Música na igreja, com apresentações musiciais da Orquestra Riviera. As duas apresentaçõe sque já aconteceram nas Fronteiras, foram verdadeiros sucessos.
Parcerias com a Unicap e a Unifafire, garantem projetos de extensão que levam alunos e estagiários a contribuirem, dentro de suas áreas, com o CEDOHC, com o Administrativo e com a Casa de Frei Francisco.
Na área de alimentos, a CVasa de Frei Francisco conta com as parcerias com os Bancos de Alimentos do SENAC e da CEASA, que fornecem vários tipos de alimentos que são utilizados no dia da Casa e distribuídos com as famílias.
Na manutenção da Casa de Frei Francisco, contamos com três parcerias muito importantes: A ALEPE, no que diz respeito à parte de pessoal, o COMDICA, para vários setores, incluindo fardamento e formação e o Grupo de Engenheiros Amigos da CFF que vem dando um suporter inestimável à Casa, seja na doação de equipamentos, como computadores e outros, como na viabilização de cursos de estatística, matemática e informática, para os meninos e meninas.
E, para a construção do Novo CEDOHC , a parceria veio de longe. Através do instituto Brasilie Initiave, algumas instituições europeias colaboraram para tornar a construção possível, como a Miserior, Franszikaner Helfen , Adveniat. e Arquidiocese de Colônia.
E temos ainda os nossos colaboradores individuais, como os que fazem as suas doações, mensais, eventuais, da maneira que lhes é possível e ajudam nas depesas do dia a dia e os voluntários que ajudam em vários setores, seja na sede, sena na Casa de Frei Francisco.
Registramos aqui o nosso agrdecimento a todos os parceiros que, com sua colaboração, têm contribuído para a continuidade dos trabalhos do IDHeC e, dessa forma, para a preservação de vida e obra de Dom Helder.
