Casa de Frei Francisco
Tendo recebido vários prêmios internacionais Dom Helder usou um deles para construir, em um terreno nos Coelhos, uma casa destinada a atividades sociais em prol dos mais carentes daquela comunidade e das vizinhas Coque e Joana Bezerra. Chamou-a de Casa de Frei Francisco, constituindo assim o braço social das Obras de Frei Francisco, fundada por ele em 1984.
Objetivos específicos:
A Casa foi pensada pelo Dom, e funcionou por um bom tempo, como albergue para moradores de rua, oferecendo-lhes acolhimento fraterno, alimentação e banhos. Depois, passou a acolher crianças e jovens das três comunidades em situação de risco social. Desde então, o foco do IDHeC passou a ser:
– favorecer/promover o gosto pela leitura e escrita;
– desenvolver/exercitar responsabilidades pelas questões ambientais;
– fortalecer as atividades didáticas da Escola Formal;
– oferecer apoio psicossocial;
– incentivar a construção da cidadania através da internalização de princípios éticos e valorização do meio ambiente;
-construir e vivenciar regras e normas de convivência;
Meta:
A meta de atendimento é de 100 crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, moradores das comunidades dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra, em situação de risco social.
O trabalho com as crianças/adolescentes é desenvolvido no contra turno escolar (jornada ampliada).
A Casa de Frei Francisco é o braço social do Instituto Dom Helder Camara e, coloca em prática, o seu sonho de ajudar aos jovens a construirem o seu próprio futuro, voando alto e alcançando as estrelas.
Programa Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz por meio da inserção de adolescentes e jovens no mundo trabalho contribui para a sua formação pessoal e profissional , potencializando o exercício da cidadania, sua empregabilidade e protagonismo, de modo que se torne agente transformador de sua realidade.
A CFF ingressou nesse programa há 4 anos e, desde então 400 jovens e adolescentes que passaram pela CFF foram admitidos no programa e contratados por diversas empresas tais como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Chesf, entre outras.
Ouvir o depoimento desses jovens e de seus familiares, dá a certeza de que a CFF está no caminho certo. Como o do jovem que, ao receber o seu primeiro salário, em lugar de comprar algo para si como um tênis ou celular, fez uma feira para a família.
Entre em contato, visite a CFF e conheça o trabalho ali realizado.
Endereço: Rua Largo dos Coelhos, nº 78 – Coelhos Recife/PE
Telefone/ Whatsapp: (81) 99511-0013
Coordenação – Rosália Oliveira, Verônica Moraes e Virgínia Lyra
E-mail: cff.psocossocial@gmail.com
Para continuar com o seu trabalho a CFF precisa de apoio. O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, uma ONG, portanto, uma instituição sem fins lucrativos, não tem os recursos necessários para arcar com os custos da Casa.
Seja você um colaborador regular e ajude a CFF a continuar realizando os sonhos de Dom Helder e dos Jovens e Adolescentes em situação de risco que têm, através de sua passagem pela Casa, a chance de se preparar e sair em busa de seu futuro.
Dados para depósito, transferência ou PIX:
Casa de Frei Francisco
(Instituto Dom Helder Camara)
CNPJ 08.799.272/0001-05,
Banco do Brasil
Agência: 1833-3
C. Corrente: 129242-0
PIX: casadefreifrancisco@hotmail.com
“Graças a Deus, em todos os lugares e em todos os tempos, os jovens imaginaram, imaginam e imaginarão que são diferentes e que deles vai depender a construção do mundo…Mas sabem, que eu estou convicto de que a juventude de vocês coincide maravilhosamente com uma tríplice juventude: do Brasil, do Cristianismo e do Mundo!?…”“O tempo corre contra nós. Mas é preciso, em termos de História acelerada, que a geração de vocês leve o terceiro Mundo a sentar, não como mendigo, mas como Par e Irmão, à Távola enfim Redonda, em que o Mundo se decida a dialogar”.
Dom Helder Camara – Carta aos Jovens, escrita em 29 de junho de 1967.
APELO AOS JOVENS
“Vocês são a esperança do amanhã. O terceiro milênio é de vocês. Há ainda muita miséria no mundo. É preciso que vocês trabalhem sem cessar, em favor da partilha e não da competitividade: seja esta a regra de sua vida. Sem partilha (partilha dos bens, das riquezas, do trabalho, do tempo livre, do saber, do saber fazer) não haverá justiça nem felicidade para todos. E sobretudo os mais fracos, os mais pobres, os menos dotados, sofrerão mais.
Engajem-se vocês que são jovens! Trabalhem sem cessar! Sejam competentes em sua profissão … Lavrador ou motorista, advogado ou médico, vocês serão ouvidos somente se forem reconhecidos competentes. Mas não esqueçam a regra de toda paz, de toda justiça, de toda solidariedade: servir e fazer que sejam servidos, primeiro e em todo lugar, os mais pobres …”
Dom Helder Camara e Abbé Pierre – 18 de Agosto de 1966
Matérias
- Feira de Confeitaria SolidáriaFeira de Confeitaria SOlidária A Casa de Frei Francisco-Instituto Dom Helder Camara tem entre os seus objetivos principais o trabalho junto às… Leia mais: Feira de Confeitaria Solidária
- Realizando Sonhos: Casa de Frei Francisco, presente!Realizando Sonhos: Casa de Frei Francisco, presente! “Terra é pouco para vocês. É limitado falar em dimensões planetárias. Vocês desembarcarão nas estrelas.… Leia mais: Realizando Sonhos: Casa de Frei Francisco, presente!
- Porque uma Imagem Vale Mais Que Mil PalavrasPorque uma Imagem Vale Mais Que Mil Palavras ATÉ O FIM Dom Helder Camara Não, não pares. É graça divina começar bem.… Leia mais: Porque uma Imagem Vale Mais Que Mil Palavras
- CASA DE FREI FRANCISCO: VENCENDO OS DESAFIOS DA PANDEMIAA Casa de Frei Francisco iniciou o ano de 2020 com muitas expectativas e projetos para o decorrer do ano. Até… Leia mais: CASA DE FREI FRANCISCO: VENCENDO OS DESAFIOS DA PANDEMIA
- CASA DE FREI FRANCISCO – PÃO PARA QUEM TEM FOME“Melhor que o pão é a sua partilha, a sua divisão”. Dom Helder Camara A Casa de Frei Francisco não para. Mesmo… Leia mais: CASA DE FREI FRANCISCO – PÃO PARA QUEM TEM FOME