Causos do Dom: Dom Helder visita a Ilha das Mangas: “não vamos despejar mas transformar os moradores em proprietários”
Colaboração: Pe. Ivanir Antonio Rampon
No dia 23 de maio de 1964, pouco mais de mês depois em que Dom Helder tinha assumido a missão de Arcebispo de Olinda e Recife, ele visitou a Ilha das Mangas para conversar com o Pe. José Mousinho sobre um projeto de promoção humana e cristã sugerida pelo próprio sacerdote.
A Ilha era quase toda da Arquidiocese: “Ao invés de despejar os Moradores de uma de nossas terras vamos transformá-los em proprietários (são criaturas excelentes) e ajudar a promoção deles… Estimularemos uma plantação de inhame e de manga Primavera […] capaz de valer como exemplo e incentivo à Ilha inteira”.
Para tanto, “nossas Assistentes estarão ajudando os Moradores a melhorar as próprias casas […]. A Equipe paroquial (uns 30 futuros Diáconos) participará em cheio na evangelização da Ilha”.
Na Circular Interconciliar 23, Dom Helder comentou: “A experiência me interessa vitalmente porque é delimitada, fácil de conduzir e valerá como modelo”.
Pe. Ivanir Antonio Rampon
Teólogo
Algumas fontes
Camara, Dom Helder. Circulares Interconciliares. Tomo I. Recife: CEPE, (organizador: Zildo Rocha), 2009.
Rampon, Ivanir Antonio. O caminho espiritual de Dom Helder Camara. São Paulo: Paulinas, p. 155, 2013.


Deixe uma resposta