Atualidades: 25 anos da Páscoa do Dom
Era uma noite de sexta-feira, no longínquo 27 de agosto de 1999. Um ano festivo para o Dom, que completou 90 anos de vida Com a colaboração do Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova, a então diretoria das Obras de Frei Francisco e do Conselho Curador , presidido por Zezita Duperon, as comemorações , que duraram vários dias.
Os festejos foram abertos com um evento no auditório da Então Fafire, apresentado por Leda Alves e Carlos Reis, com a participação de Frei Betto e a apresentação de um vídeo, com depoimentos que chegaram de várias partes do Brasil e do mundo e, é claro, contou também com os vídeos gravados em Recife. Infelizmente esse vídeo só foi assistido no dia da apresentação e depois não se teve mais notícias dele.
Teve Celebração Eucarística na quadra do Colégio Salesiano e show com vários artistas no Geraldão, onde o Dom apagou as velinhas do bolo.
Encerrando as comemorações, como não poderia deixar de ser, teve missa nas Fronteiras e blocos de carnaval no pátio.
E, durante o mês de julho, o Dom recebeu a visita de todos os palestrantes que participaram da II Jornada Teológica Dom Helder Camara: Monge Marcelo Barros, Dom Gílio, Leonardo Boff, Dom Waldir Calheiros e Frei BETTO. Sem esquecer do Encontro dos Dons, quando o Dom da Igreja do século XX recebeu a visita do dom da cultura, Chico Buarque de HollandaDepois de vivenciar momentos tão especiais, o Dom partiu para a Casa do Pai, deixando uma enorme saudade e um legado que deixa todo mundo de boca aberta: mais de 200 mil páginas de escritos, por ele e sobre ele e algo em torno de 18 mil imagens. A maior parte desse acervo está digitalizada e pode ser acessada em qualquer parte do mundo através do Portal da Cepe:
25 anos depois de sua partida, uma semana inteira foi dedicada a celebrar a sua memória, aberta pela celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom Paulo Jackson, no dia 25 de agosto, na catedral da Sé.
A catedral da Sé ficou lotada, com representantes de diversos grupos e instituições, que foram celebrar a memória do Dom.
Cendhec, Comissão de Justiça e Paz, Movimento de Cursilhos, Gente de Fé, entre outros, participaram da celebração, que teve uma presença bastante representativa de Associados, Conselho, Diretoria e funcionários do IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, bem como dos meninos e meninas da Casa de Frei Francisco.
Abaixo colocamos os links para a transmissão ao vivo feita através do Instagram e também da matéria do jornalista Diogo, exibida no Bom dia Pernambuco, do dia 26 de agosto.
CELEBRAÇÃO CATEDRAL DA SÉ – INSTAGRAM
MATÉRIA BOM DIA PE – CELEBRAÇÃO PÁSCOA DOM HELDER
Na terça-feira, 27 de agosto, data da partida do Dom, teve início a III Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos, que teve três dias de intensa programação.
Abertura da III Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos


Encerramento do Projeto de Digitalização do Acervo do Dom
incluindo o Encerramento do Processo de Digitalização do acervo de Dom Helder Camara, iniciado em 2016, em parceria com a Cepe, Prefeitura da Cidade do Recife, Governo do Estado, através da Fundarpe.O evento foi aberto por uma maravilhosa apresentação do grupo MPB Unicap de um repertório de chorinho, que contaminou os presentes.
Após a abertura dos trabalhos, por irmã Vanda Araujo, presidente do Conselho Curador, houve uma apresentação dos meninos e meninas da Casa de Frei Francisco, que, guiados pelo prof. de música, Artur, demonstraram a riqueza musical que pode haver utilizando pedaços de cano para executar uma canção.
Em seguida, Symone Farias, Superintendente de Digitalização, Gestão e Guarda de Documentos da Cepe, fez uma explanação, resgatando todo o processo de digitalização do acervo de Dom Helder, desde a recepção dos documentos, até a finalização e envio para o portal, onde pode ser acessado em qualquer parte do mundo.
O evento foi encerrado pelo diretor do IDHeC, Antonio Carlos Maranhão de Aguiar, que fez um resgate histórico do acervo de Dom Helder, desde as primeiras pessoas a cuidar dele até os dias de hoje, ressaltando a importância de Zezita Duperron nessa preservação.






ENCERRAMENTO PROJETO DIGITALIZAÇÃO ACERVO DOM
Às 18h foi celebrada uma missa, em memória dos 25 anos da Páscoa do Dom e, ao final, foram distribuídas réplicas da Cruz que o Dom usava.


Durante os três dias da III Semana aconteceu uma exposição sobre Dom Helder no saguão da Biblioteca Central da Unicap.


O encerramento da III Semana aconteceu na noite do dia 29, no auditório GII da Unicap. A solenidade contou com a palestra Dom Paulo Jackson, Arcebispo de Olinda e Recife e com a entrega, pela OAB/PE das medalhas de Direitos Humanos Dom Helder Camara para Dom Fernando Saburido; e a Medalha Mércia Albuquerque para o advogado Marcelo Santa Cruz.

A Semana em Memória dos 25 anos da Páscoa de Dom Helder foi encerrada com O Cafezinho no Chão do Dom, seguida da Missa Dominical.
O Cafezinho no Chão do Dom é um encontro mensal dos associados e associadas do IDHeC, que se reúnem para se confraternizar, conversar sobre o Dom e se aproximarem ainda mais do IDHeC.
A Celebração Eucarística na igreja das Fronteiras, concelebrada por pelos padres Fabio Potiguar e José Augusto e pelo diácono Viana.
Com a igrejinha lotada, o Dom foi homenageado e sua memória fortalecida, ao serem lembradas, por Irmã Vanda, as sementes por ele plantadas que frutificaram e que, até hoje, permanecem vivas, como a CNBB, CENDHeC, Comissão de Justiça e Paz, Encontro de Irmãos, os Trapeiros de Emaús, o Movimento de Cursilhos, a Cáritas e, é claro, o IDHeC.