Atualidades

Atualidades

Campanha da Fraternidade 2024

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).

“A cruz de Dom Helder, presenteada a todos os bispos presentes no 18º Congresso Eucarístico Nacional em Olinda e Recife, Pernambuco, no mês de novembro de 2022, a Cruz de Dom Helder, pendurada ao pescoço do Papa Francisco, nos recorda das semelhanças entre esses dois grandes homens de Deus e da nossa história. Recorda-nos também de que, há 60 anos a CF era celebrada e vivenciada,  pela primeira vez, em âmbito  nacional. Embora tenha sido criado por Dom Eugênio Sales, na arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, foi Dom Helder, então secretário geral da CNBB, quem envidou os esforços necessários para torná-la nacional, assumida por todas as igrejas locais do nosso imenso Brasil”. (Manual da CF 2024)

Ao completar 60 anos, a CF 2024 traz um tema de suma importância para o cristão: A Amizade Social. O Lema é uma lembrança constante do que Jesus nos deixou: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23.8)

A proposta deste ano é aprofundar a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho de realização pessoal; conscientizar sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações; estimular a espiritualidade, os processos , os hábitos e as estruturas de comunhão da igreja; incentivar e promover iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias e comunidades e  acolher o magistério da igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.

Portanto, o objetivo geral da CF-2024 é contribuir para refletir sobre a beleza da Fraternidade humana, fortalecendo a Amizade Social, este tema desafia a sociedade contemporânea a superar a cultura da indiferença e a “alterofobia”, isto é, aversão ao outro.

A superação das inimizades e o cuidado uns dos outros é o ponto forte que a Campanha da Fraternidade de 2024 nos traz. Em nossos dias, há muitos sinais de divisão. O assédio moral e sexual, a intolerância às diferenças religiosas, políticas e culturais, com várias formas de bullying e discurso de ódio, têm sido frequentemente percebidos nas muitas formas e expressões. Não são poucas as pessoas que têm experimentado divisões dentro da própria família, separações que procedem de posturas irracionais e desrespeitosas.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, o lançamento da CF 2024 aconteceu no Parque da Jaqueira, na tarde da quarta-feira de cinzas.

Fontes: https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2024

O Calendário Dom Helder Camara 2024 teve seu tema inspirado na Campanha da Fraternidade, com frases e fotos de Dom Helder.em torno desse tema.

Visitas ao Memorial e ao Túmulo de Dom Helder Camara

As visitas ao Memorial Dom Helder Camara continuam e várias pessoas aproveitam a ida à missa para conhecerem ou reverem o Chão do Dom. E, nesse último domingo, 18 de fevereiro, não foi diferente. As visitas foram acompanahdas pelas diretoras Verônica Morais e NormÇandia Medeiros.

VISITAS AO MEMORIAL

Srª Gilma Pimentel, mãe de nossa diretora executiva.

Bernard, que é francês e grande admirador do Dom e sua esposa Edileuza, que é brasileira.

VISITA AO TÚMULO DE DOM HELDER NA CATEDRAL DA SÉ

Pe. Lenildo Santana da Silva, Reitor do Seminário da AOR e novo Cura da Catedral da Sé de Olinda

Deixe uma resposta