Atualidades : Fevereiro das Grandes Comemorações

 Atualidades : Fevereiro das Grandes Comemorações

O dia 7 de fevereiro de 2024 amanheceu diferente. Era uma quarta-feira muito especial. Um dia de múltiplas comemorações.

Foi no dia 7 de fevereiro de 1909 que, em Fortaleza, nasceu Dom Helder Camara.

E, foi no dia 7 de fevereiro de 1984, ao complementar 75 anos,       que ele fundou a Obras de Frei Francisco e a Casa de Frei Francisco.

Por isso, esse ano, o dia 7 de fevereiro amanheceu diferente: tinham 03 datas importantes a comemorar. Era dia de festa.

E a festa começou às 19h, na igrejinha das Fronteiras, com acolhida da diretora-executiva do IDHeC, Virgínia Pimentel, que para iniciar a noite, convidou Kauã David, Nalanda, ex-alunos da Casa de Frei Francisco e Eronildo, aluno, para contarem a história da Obras e da Casa.

História muito bem contada, era chegada a hora da folia, com uma magnífica apresentação da Banda da CFF, sob a batuta do monitor de música Vítor Moraes, com duas apresentações: Anunciação e Madeira do Rosarinho, com os meninos arrasando e Vítor dando um show no bandolim.

Integraram a banda, os alunos da CFF:

Banda:

Gledson Caio da Silva  – guitarra

Paulo Luiz Dos Santos Neto – percussão

Rychard Henrique Ferreira Martins– violão

Wallas José Farias – teclado

Weinny Rooney Lima da Silva – violão

Ryan Rodrigues da Silva – percussão

John Claudio Pessoa Damaceno – baixo

Voz:

Cleyton Rafael Farias

Emily Vitória Soares da Silva

Rauani Vitória da Silva

Joanny Eline Batista da Silva

Victória Evellyn S. de Albuquerque

Lucas Kauã Nascimento

Heytor William Cardoso Nunes

Livia Antônia Lacerda da Silva

Thauanny Vitória M. do Nascimento

Débora Gomes

Julia Andriely Santos

Ana Júlia Santana Alves dos Santos

Após a apresentação dos meninos e meninas da CFF, a Conselheira, cantora e compositora, Cylene Araújo, fez uma homenagem cantando a música que fez para a CFF. Depois de sua apresentação foi a vez dela ser surpreendida, quando a associada Cida Pedrosa lhe entregou o voto de aplauso por seus 40 anos de carreira.

A segunda parte do evento foi a Celebração Eucarística em Ação de Graças , presidida pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e concelebrada por  Pe. Fabio Potiguar, capelão das Fronteiras, Pe. José Augusto, Pe. Natal Diácono Antônio Sebastião e mais outros sacerdotes.

A homilia foi feita por Dom Fernando, que emocionou a todos e todas com as suas palavras.

No final da celebração o Pe. Fabio também falou algumas palavras e agradeceu a Dom Fernando por ter dado início ao processo de beatificação de Dom Helder Camara.

Após a celebração teve início a terceira parte do evento, com associada Vera Scheidegger, fazendo uma saudação em nome do Fórum Interreligioso Gente de Fé, do qual o IDHeC faz parte.

O diretor Antonio Carlos Aguiar fez uma pequena homenagem aos fundadores e, ao lado dos diretores Edmar Menezes e Normândia Medeiros, fez a entrega de um certificado aos fundadores presentes: Malu e Ricardo Alessio, Christina Ribeiro, Teresa Duere e Maria Laura Queiroz. A fundadora Clementina Duarte, que reside em São Paulo, foi representada pela associada Clarinda Aguiar.

Para encerrar a noite, do jeito que Dom Helder gostava, não poderia faltar o bloco da Saudade que, acompanhado pela orquestra do maestro Danda, levou os presentes a curtir o início do carnaval.

Foram muitas as presenças e as representações. Colocamos aqui as que pudemos registrar, esperando não ter omitido nenhum nome.

O senado pernambucano esteve completo com a presença dos senadores Teresa Leitão, Fernando Dueire e Humberto Costa. Também estiveram presentes os deputados estaduais Rosa Amorim e João Paulo e as vereadoras do Recife Cida Pedrosa e Liana Cirne, Bruno Ribeiro, Marcelo Santa Cruz. Irmã Aurieta, ir. Graça, Ir. Neusa

Entre as instituições presentes tivemos a Comissão de Justiça e Paz, o Fórum Interreligioso Gente de Fé, o grupo da Partilha, Amigos da sopa, Pastoral da Juventude – PJ, Matriz Africana, Federação Israelita, Associação Islâmica, Budistas, igreja Anglicana, Encontro de Irmãos, Turma do Flau,  Casa de Vovó Bibia, Movimento de Cursilho, Ana Cristina, representando a ir. Graça, reitora da Fafire.

Mas as comemorações não terminaram aí. A homenagem aos fundadores terá uma segunda parte, no dia 25 de fevereiro, um pouco antes da missa dominical. Contamos com a sua presença.

IMAGENS: @vitoriaclic

Deixe uma resposta