Atualidades

Novos Projetos à Vista

Por Verônica Freitas

Na última quinta-feira, dia 28 de setembro, o IDHeC recebeu a visita de representantes da Secretaria de Educação da Cidade do Recife: Viviane Freitas – Gerente de Articulação de Rede e Kamilla Silva – Assessora da Secretaria Executiva

1. Visita Guiada

As visitantes foram recepcionadas por Val, Gestora do IDHeC, logo após foram feitas as apresentações, em seguida foi realizada uma Visita Guiada por Virgínia, Diretora Executiva do IDHeC e Verônica Freitas, Diretora Secretária, inicianda pela Igreja, Capela Imperial, Nossa Senhora da Assunção, seguindo para Casa Museu Dom Helder Camara, depois para Exposição Permanente e finalizando no Terraço Dom Lamartine. Viviane Freitas e Kamilla Silva, ficaram impressionadas e tiraram muitas fotos durante toda a visita. Agradeceram e dissera ter amado a visita.

2. Apresentação da Proposta do IDHeC

Virgínia falou do Conjunto Histórico Memorial Dom Helder Camara, da sua importância histórica e de como fazer chegar aos mais jovens a figura de Dom Helder, Patrono Nacional dos Direitos Humanos, conhecido por sua Cultura de Paz, do diálogo inter-religioso, tolerância, justiça, temas tão necessários nos dias atuais, em todos os cantos, a começar pela educação.

As visitantes foram informadas das visitas semanais, de 14h às 17h, de terça a sexta e, aos Domingos, de 9h às 13h. Mas o horário poderá ser ajustado para atender ao projeto, mantendo o horário de visitação durante a semana e ampliando o horário do domingo para das 13h às 17h.

A proposta do IDHeC para a Secretaria de Educação é fazer uma parceria, onde o Memorial receba turmas de Alunos do ensino público, para que eles tenham contato e aprendam com a história viva de Pernambuco e Dom Helder Camara, figura tão importante para o Brasil e para o mundo. A Secretaria de Educação assumiria o deslocamento, lanche e logística da visitação, sabendo que o Terraço, onde poderia ser feito o lanche tem o espaço limitado para 60 pessoas.

3. Proposta das Visitantes

A Gerente de Articulação de Rede, falou que veio para a visita por solicitação do Secretário Fred Amâncio e que poderíamos fazer a construção do projeto em conjunto. Pediu que enviássemos um esboço do projeto para que possam fazer as suas contribuições e, a partir daí, com o diálogo permanente, chegar à finalização do projeto. Inicialmente pensou em alunos dos anos finais do 6° ao 9° ano. Pensou também em incluir no projeto um convênio com o Ministério Público. Neste momento Virgínia lembrou que também poderíamos incluir no projeto a participação dos alunos na Semana Dom Helder Camara realizado na Unicap.

4. Observações finais:

? Viviane pensou em visitas quinzenais, mas, tudo dependerá da construção do projeto;

? Há 42 escolas de anos finais;

? O projeto pode começar em 2024.

Agora é continuar com a troca de informações e ideias e concretizar essa parceria que trará bons frutos para todos e todas.

Deixe uma resposta