Atualidades: Com as Mãos do Coração – 2 – Novo Livro de Pe Fabio Potiguar dos Santos

Atualidades: Com as Mãos do Coração 2 – Novo Livro de Pe Fabio Potiguar dos Santos


Nessa próxima quinta-feira, 13 de julho, o Espaço Dom José Lamartine, conhecido como o ” Terraço das Fronteiras”, vai estar em festa, a partir das 18h. O motivo? O motivo é em dobro: o aniversário do capelão das Fronteiras, Pe Fábio Potiguar dos Santos e o lançamento de seu mais recente livro “Com as Mãos no Coração 2”.Todas e todas estão convidados a participar dessa alegria e comemorar com o IDHeC e Movimento de Cursilho, esse grande momento.
E, enquanto aguardamos a chegada do dia 13, vamos bater um papo com o Pe Fabio e conhecer um pouco de seu novo livro?


Site Dom Helder Camara Oficial – Pe Fabio  vamos iniciar o nosso bate- papo falando sobre a orelha do seu livro. Quem a escreveu?
Pe Fabio –  Leonardo Boff me deu a alegria  a orelha do meu livro. Foi um presente que ele me deu, com muito carinho.
SDHCO – Você poderia falar um pouco pra gente sobre o conteúdo que Leonardo Boff escreveu?
Pe Fabio – Claro, com muito prazer. Vou transcrever aqui o texto que ele me enviou ao encaminhar a orelha:
“Caro Fábio
Fiquei impressionado com a leitura de seu livro, uma torrente de sensibilidade e de amorosidade.Uma fé cristã vivida assim mostra a profunda humanidade de uma fé apaixonada por Deus.Meus parabéns.Aqui vai a orelha, um texto curto como o de todas as orelhas.Espero que honre o seu  texto.um abraço fraterno na esperança esperanteLeonardo Boff “O restante está esperando por você no livro.
SDHCO – O que esperar desse livro?
Pe Fabio – Essa é uma pergunta muito interessante. Nesse livro, Com as Mãos do Coração, volume dois,  nós vamos conversar sobre o mistério de Deus, que Deus é inefabilidade, que Deus é mistério e que se revelou a nós.  Mas sobre tudo isso na perspectiva da mística, do Deus que é, ao mesmo tempo, revelação e mistério, mas ele é sobretudo mistério, muito mais do que nós possamos pensar,  sentir e falar de Deus.
SDHCO  – O livro trata de vários temas. Por favor, nós fale um pouco do tema seguinte.
Pe Fabio – O segundo tema é o sofrimento de Deus. Diante do sofrimento humano, diante da tragédia, da comédia e do drama da existência humana, Deus seria um indiferente, um desligado, um desinteressado de nós? Então nós partilhamos que Deus sofre conosco, que Deus é Emanuel,  que chora nossas lágrimas e que veio nos salvar no mistério do seu sofrimento na Cruz. 
SDHCO – E qual seria o terceiro ponto abordado em seu livro? 
Pe Fabio – O terceiro ponto é a humildade de Deus. Esse que nós chamamos de Senhor e ele de fato é senhor, ele revela o seu senhorio de jarra, bacia e toalha nas mãos. Deus é humilde. 
SDHCO – Qual ? a relação de Deus com os pobres?
Pe Fabio – O quarto ponto é exatamente sobre o  Deus que  grita no pobre e geme na criação. Lembrando aquela passagem de Paulo aos romanos. Então vamos falar das bem-aventuranças dos que tem fome e sede de justiça. Da doutrina social, da igreja, da ecologia integral lembrada também pelo nosso amantíssimo Papa, o Papa Francisco
SDHCO  – E a partir desse temas, quais são os próximos abordados em seu livro?
Pe Fabio – O próximo tema a ser abordado é Deus e o Tempo LItúrgico. Pra cada tempo uma crônica. É o estilo todo do livro é o estilo de crônica. E eu escrevo na primeira pessoa. Então advento, quaresma, Natal, Páscoa.  
SDCO – O Ecumenismo é abordado em seu livro?
Pe Fabio – Claro, com certeza. Um outro ponto é Deu des, o Ecomenismo e o Diálogo inter religioso. João Paulo II, o santo, em sua encíclica UT UNUM SINT, de 25 de maio de 1995, vai dizer que “o ecumenismo é um compromisso irrevogável da Igreja Católica. Em meio às nossas diferenças  particularidades, nós podemos dialogar com os cristãos de outras igrejas ou comunidades cristãs e também com outras religiões. Como bem fez o Papa João Paulo II, o Papa Bento XVI e também o Papa Francisco. 
SDHCO – Pe Fabio e a sede de Deus? Como você aborda em seu livro?
Pe Fabio – Falo sobre isso abordando  Deus e a mulher samaritana. Nós somos famintos e sedentos e Deus tem sede de nós e nos sacia com Ele mesmo,  que é a fonte da água viva. 
SDHCO – Por essa nossa conversa já podemos ter uma ideia do excelente e provocativo conteúdo de seu novo livro e a vontade de ler só vai aumentando. E para finalizar o livro, qual o tema que você reservou para nós?
Pe Fabio – Deixei exatamente para o final Deus e o Padre,  à luz da segunda carta aos Coríntios, onde  Paulo vai nos falar que nós somos vasos de argila que carregamos esse tesouro. Então uma figura humanizada e sacra do sacerdote. 
SDHCO – Pe Fabio, para encerrar nosso bate – papo, poderia nos resumir qual é a proposta do livro?
Pe Fabio – A proposta do livro é que a gente sinta, como na parábola do filho pródigo, um Deus que nos abraça e nos beija,  que corre no pescoço do filho e abraça e cobre de beijos e de abraços e também, no final da parábola, o filho mais velho escuta, de longe, na casa do pai, barulho de música e de dança. Um Deus que nos abraça e nos beija. Um Deus que canta e dança conosco. 
E esse livro eu tenho muito também a presença de um poeta, de um místico, de um  servo de Deus,  que é Dom Helder Camara. Então, é mais ou menos isso que eu posso esperar esse livro, que seja um encontro daquele que escreve com a leitura e o leitor e assim, a gente com as mãos do coração, fazer esse encontro
E assim finalizamos o nosso bate- papo com Pe Fabio sobre o seu novo livro, Com as Mãos do Coração 2, lembrando que você é nosso convidado, nossa convidada especial para o lançamento, nesse quinta- feira, 13 de julho, às 18h, no Espaço Dom José Lamartine, o Terraço das Fronteiras, na rua Henrique Dias, S/N. Fica aí lado da igreja das Fronteiras. A entrada fica no portão do lado da estátua de Dom Helder. Vamos participar do lançamento e comemorar o aniversário de Pe Fabio.Estamos esperando por você. “É admirável que a mensagem cristã tenha moldado uma alma tão afinada com as buscas, as alegrias e as lágrimas dos outros seres humanos, todos sob o arco-iris da benvevolência de Deus. Vale acompahar o autor por essa peregrinação interor e sentir-se em profunda comunhão com ele e com a inteira humanidade.”      Leonardo Boff

SERVIÇO

O QUE– Lançamento do Livro As Mãos do Coração – 2

. Aniversário de Pe Fabio Potiguar dos Santos

QUANDO – 13 de Julho de 2023, às. 18h

ONDE – Espaço Dom José Lamartine – Terraço da igreja das Fronteiras

Deixe uma resposta