Livros

Livros

CÂMARA, Helder. Em tuas mãos, Senhor!. São Paulo: Paulinas, 1986. 84 p. (A Oração dos Pobres). ISBN 85-05-00494-9.

O livro faz parte da coleção “Oração dos Pobres”. Os temas abordados fazem parte das preocupações do autor: luta pela evangelização; o amor que impulsiona o coração humano e que se difunde em infinitas manifestações; como lidar com pessoas esmagadas e corações pisados; a injustiça que atinge níveis profundos. O autor finaliza dizendo:
“… o que interessa, e eu te suplico, e de antemão te agradeço, é que não só a mim, a todos nós, a tua luz guie sempre os nossos passos!”

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Pref.); SILVEIRA, Ênio (Trad.). Indagações sobre uma vida melhor. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. 100 p.

Um livro caloroso e iluminador
— É necessário ter fé para construir um mundo melhor?
— Será possível alcançar em nosso tempo um clima de verdadeira justiça social?
— A igreja católica está realmente em sintonia com as aspirações humanas de paz e fraternidade?
— Teremos de esperar por milhares, ou será melhor enfrentarmos corajosamente os obstáculos impostos à humanidade por suas próprias limitações a fim de edificar um novo estilo de vida, mais justo, caloroso e fraternal?
Indagações sobre uma vida melhor
Contém as claras respostas, diretas e francas que Dom Helder Camara dá a perguntas tão relevantes quanto essas, em sua cruzada universal para resgatar o homem da prisão em que ele próprio se meteu.

CÂMARA, Helder. Mil razões para viver: meditações do padre José. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. 101 p.
O livro contém 180 pequenos poemas do autor. Em cada poesia, uma profunda reflexão da vida, daí o título escolhido. Tudo é motivo para a contemplação e aprendizagem e assim o dia a dia deixa de ser mera circunstância para ser um momento de graça, mistério gratuito do amor de Deus a cada um especialmente. Importa para o autor repartir o pão, a justiça e a paz…

CÂMARA, Helder. Nossa Senhora no meu caminho: meditações do padre José. São Paulo: Paulinas, 1981. 100 p.
Este livro é uma coletânea de poemas dedicados à Nossa Senhora. Trata-se do retrato de um “amor antigo”, mas ao mesmo tempo “um amor sempre novo”, que o autor tem pela Mãe de Deus. Escritos entre 1945 e 1974, estes belíssimos textos emocionam e convidam o leitor a se aprofundar nas orações dedicadas à Rainha do Céu.

CÂMARA, Hélder. O deserto é fértil: roteiro para as Minorias Abraâmicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976. 105 p.

Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CÂMARA, Helder; SILVEIRA, Ênio (Trad.); BOURGEON, Roger (Pref.). O Evangelho com Dom Hélder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987. 183 p. ISBN 85-200-0006-1.
Exemplo de coerência pela aplicação prática dos postulados fundamentais de sua fé, e modelo de comportamento cristão por ser, antes de um sacerdote e bispo, uma criatura humana dedicada à caridade, à tolerância e a compreensão, Dom Helder Camara faz parte dessa exígua, mas admirável coorte que, em nosso tempo, ostenta nomes excepcionais como Gandhi, João XXIII, Albert Schweitzer, Martin Luther King, Madre Teresa de Caucutá.
Ao lê-lo, e ao meditar sobre as preciosas lições de comportamento individual e social que ele nos transmite, muitos sentirão reacender-se em suas orações e espíritos a chama revigoradora do verdadeiro cristianismo; outros, não poucos, impermeáveis que sejam à mensagem religiosa dos Apóstolos, sentirão nascer dentro de si uma forte centelha de consciência que os tornará mais fraternos e solidários com seus semelhantes, incorporando-os à grande marcha pela edificação de um mundo mais justo e mais humano.

CAMARA, Helder. Quem não precisa de conversão?. São Paulo: Paulinas, 1987. 88 p.

Com a sabedoria sutil de poeta e o carinho de irmão. D. Helder nos apresenta neste livro uma reflexão e um questionamento sobre o papel do homem como co-criador do universo.A realidade revela uma sociedade estruturada sobre o egoísmo, a ganância; onde se promove a guerra, o armamentismo, a destruição. O homem desconhece seu irmão e esquece o Pai.Diante desta realidade o autor nos coloca um desafio: todo homem é convidado a descobrir o seu papel insubstituível na criação.

CÂMARA, Hélder; SANS VILA, Ramón M. (trad.). El desierto es fertil: libro de ruta para las minorás abrahámicas. 2. ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1972. 89 p.Exemplar espanhol.
Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CÂMARA, Helder; RETANA, José Fernández (Trad.); BOURGEON, Roger (Pref.). El Evangelio con Dom Helder. Santander, Espanha: Sal Terrae, 1985. v. 23 (El Pozo de Siquem). ISBN 84-293-0725-7.Exemplar espanhol.
Na sala de estar de um convento de freiras de Recife, um jornalista francês, Roger Bourgeon, em encontros com Dom Helder Camara, durante várias horas a vários tardes, o cenário é o mesmo: o jornalista lê uma passagem dos Evangelhos e, depois de um silêncio, Dom Helder falou do Senhor, e muitas vezes com o Senhor.Este livro foi criado a partir de fitas gravadas durante esses encontros excepcionais.

CÂMARA, Helder; DANTE, Olivo Lazzarin (Trad.). En tus manos Señor. Buenos Aires: Ediciones Paulinas, 1987. 108 p. ISBN 950-09-0642-2.Exemplar espanhol.
Como os padres do deserto, Dom Helder sabe interpretar e viver os caminhos mais simples da oração e da vida interior do povo que busca força e esperança no Senhor. São os caminhos da paz. Sua oração espontânea está cheia de salmos, pensamentos, perguntas a Deus. Suas conclusões são de um caminhante, de um homem da Igreja, de um homem do povo.

CÂMARA, Helder; LAZZARÍN, Olivo (Trad.). En tus manos Señor. Caracas: Paulinas, 1988. 108 p. v. 9 (Pensamientos). ISBN 980-207-111-0.Exemplar espanhol.
Como os padres do deserto, Dom Helder sabe interpretar e viver os caminhos mais simples da oração e da vida interior do povo que busca força e esperança no Senhor. São os caminhos da paz. Sua oração espontânea está cheia de salmos, pensamentos, perguntas a Deus. Suas conclusões são de um caminhante, de um homem da Igreja, de um homem do povo.

CAMARA, Helder; SIERRA, Alejandro (Trad.). Espiral de violencia. 2. ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1970. v. 82 (Estela).Exemplar espanhol.


Sumário
Capítulo I – Ameaça sobre a humanidade Capítulo II – Solução válida Capítulo III – Ação, justiça e paz

CAMARA, Helder; SIERRA, Alejandro (Trad.). Espiral de violencia. 6. ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1978. v. 83 (Pedal). ISBN 84-301-0321-X.Exemplar espanhol.

Sumário
Capítulo I – Ameaça sobre a humanidade Capítulo II – Solução válida Capítulo III – Ação, justiça e paz

CÂMARA, Helder; FERREIRA, M. (Trad.). Espiral de violência. Porto: Poveira, 1971. v. 4 (Cadernos para o diálogo).Exemplar espanhol.

Sumário
Capítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Entrevistador). Las conversiones de un Obispo. Santander, Espanha: Sal Terrae, 1980. v. 8 (Servidores y Testigos). ISBN 84-293-0566-1.Exemplar espanhol.
Entrevista realizada por José de Broucker a Dom Helder Camara de forma espaçada através de anos. As perguntas por vezes são refeitas pelo entrevistador a fim de que o entrevistado acrescente algo de sua experiência pessoal, sua história de vida. Este é considerado um trabalho autobiográfico de destaque internacional por ser o primeiro no gênero a retratar Dom Helder Camara e pela qualidade dos escritos.

CAMARA, Helder; PÉREZ, Adoración (Trad.). Mil razones para vivir. Madrid: Ediciones Paulinas, 1982. 156 p. ISBN 84-285-0886-0.Exemplar espanhol.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CÁMARA, Helder; VILA, J. Sans (Trad.); T. SAN MARTÍN, M. (Trad.). Para llegar a tiempo. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1970. v. 2 (Septimo Sello).Exemplar espanhol.
Primeira Parte – RepulsaSegunda Parte – Diálogo do séculoTerceira Parte – A revolução necessária

SUENENS, L. J. et al. Renovacion en el espiritu y servicio del hombre. Barcelona: Editorial Roma, 1981. v. 3 (Documento de Malinas). ISBN 84-356-0248-6.Exemplar espanhol.

Um cristão que não seja “carismático” – no sentido amplo da palavra, isto é, disponível ao Espírito dócil às suas moções – seria um cristão que perdeu de vista o seu batismo. E um cristão que não fosse “social” seria um cristão mutilado, desconhecendo os imperativos do evangelho.Por isso é que o Cardeal Suenens e D. Helder resolveram escrever juntos este livro, expondo, cada um por sua vez, como veem o cristão de hoje. A intenção dos autores é fazer compreender que a oração e a ação evangelizadora, social e política formam um todo só na vida do cristão que deseja ser fiel e cada página do evangelho.

CAMARA, Helder; LIVINGSTONE, Dinah (Trad.). The desert is fertile. 2. ed. New York: Orbis Books, 1974. 76 p. ISBN 0-88344-078-4.Exemplar inglês.

Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Ed.); NEAME, Alan (Trad.). A thousand reasons for living. Philadelphia: Fortress Press, 1981. 118 p. ISBN 0-8006-0664-7.Exemplar inglês.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CÂMARA, Helder; O’CONNELL, Matthew J. (Trad.). Hoping against all hope. Quezon City, Philippines: Claretian Publications, 1964. 90 p. ISBN 0-88344-192-6.Exemplar inglês.

Reflexões dedicados aos homens e mulheres que perderam a esperança ou que sentem que a esperança lhes escapa …

Reflexões também dedicadas ao espírito de comunhão dos homens e mulheres que com a ajuda da graça perseveram contra toda a desesperança e que procuram espalhar em todos os lugares e para todos o dom divino da esperança.

CAMARA, Helder; NEAME, Alan (Trad.); COMBLIN, José (Pref.). Into your hands, Lord. Barcelona: Darton, Longman and Todd, 1987. 69 p. ISBN 0-232-51761-4.Exemplar inglês.

Livro com meditações, prosas e poesias do autor.

CAMARA, Helder; COULING, Della (Trad.). Race against time. London: Sheed and Ward, 1971. 136 p. ISBN 0-7220-0627-6.Exemplar inglês.
Primeira Parte – RepulsaSegunda Parte – Diálogo do séculoTerceira Parte – A revolução necessária

CÂMARA, Helder; MCLEAN, Amparo (Trad.). Revolution through peace. New York: Harper & Row, 1971. v. 45 (World Perspectives). ISBN 06-010597-6.Exemplar inglês.“Este livro – Amigos de D. Helder Camara – do Padre Helder – distribuíram em torno de alguns temas fundamentais, trechos escolhidos de trabalhos seus: Discursos, Conferências, Orações gratulatórias, Sermões.Ele relutou, quanto pode, a ideia de ver, em livro, o que lhe parecia destinado, quando muito, à vida efêmera de jornais e revistas.Deixou-se vencer pelo pensamento de que há livros-depoimento, livros-testemunho.E dele veio o título: REVOLUÇÃO DENTRO DA PAZ.”

CAMARA, Helder; COULING, Della (Trad.). Spiral of violence. London: Sheed and Ward, 1971. 83 p. ISBN 0-7220-0624-1.Exemplar inglês.

Sumário

Capítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CAMARA, Helder. Spiral of violence. London: Sheed and Ward, 1975. 83 p. ISBN 0-7220-7507-3.Exemplar inglês.

SumárioCapítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CAMARA, Helder; BROUCKER, josé de (Entrev.); DAVIES, Hilary (Trad.). The conversions of a bishop. Grã Bretanha: Collins, [197-?]. 222 p.Exemplar inglês.

Entrevista realizada por José de Broucker a Dom Helder Camara de forma espaçada através de anos. As perguntas por vezes são refeitas pelo entrevistador a fim de que o entrevistado acrescente algo de sua experiência pessoal, sua história de vida. Este é considerado um trabalho autobiográfico de destaque internacional por ser o primeiro no gênero a retratar Dom Helder Camara e pela qualidade dos escritos.
Biografia Helder Camara

CAMARA, Helder; LIVINGSTONE, Dinah. (Trad.). The desert is fertile. New York: Orbis Books, 1974. 61 p. ISBN 0-88344-078-4.

Exemplares em inglês.

Edições diferentes!

Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CAMARA, Helder; NEAME, Alan (Trad.); BOURGEON, Roger (Pref.). The Gospel with Dom Helder Camara. London: Darton, Longman and Todd, 1986. 154 p. ISBN 0-232-51685-5.

Exemplar inglês.
Na sala de estar de um convento de freiras de Recife, um jornalista francês, Roger Bourgeon, em encontros com Dom Helder Camara, durante várias horas a vários tardes, o cenário é o mesmo: o jornalista lê uma passagem dos Evangelhos e, depois de um silêncio, Dom Helder falou do Senhor, e muitas vezes com o Senhor.Este livro foi criado a partir de fitas gravadas durante esses encontros excepcionais.

CAMARA, Helder; NEAME, Alan (Trad.); BOURGEON, Roger (Introd.). Through the Gospel with Dom Helder Camara. Maryknoll, New York: Orbis Books, 1986. 154 p. ISBN 0-88344-266-3.

Exemplar inglês.

Na sala de estar de um convento de freiras de Recife, um jornalista francês, Roger Bourgeon, em encontros com Dom Helder Camara, durante várias horas a vários tardes, o cenário é o mesmo: o jornalista lê uma passagem dos Evangelhos e, depois de um silêncio, Dom Helder falou do Senhor, e muitas vezes com o Senhor.Este livro foi criado a partir de fitas gravadas durante esses encontros excepcionais.

SUENENS, Léon-Joseph; CAMARA, Helder. Charismatic renewal and social action: a dialogue. London: Darton Longman and Todd, 1979. v. 3 (Malines Document). ISBN 0-232-51468-2.Exemplar em inglês.

Um cristão que não seja “carismático” – no sentido amplo da palavra, isto é, disponível ao Espírito dócil às suas moções – seria um cristão que perdeu de vista o seu batismo. E um cristão que não fosse “social” seria um cristão mutilado, desconhecendo os imperativos do evangelho.

Por isso é que o Cardeal Suenens e D. Helder resolveram escrever juntos este livro, expondo, cada um por sua vez, como veem o cristão de hoje. A intenção dos autores é fazer compreender que a oração e a ação evangelizadora, social e política formam um todo só na vida do cristão que deseja ser fiel e cada página do evangelho.

CAMARA, Helder; SOUZA, Arnoufo Ramos de (Trad.). A force d’amour. Paris: Nouvelle Cité, 1987. 81 p. ISBN 2-85313-147-5.Exemplar francês.Meditações simples para todos, fácil de implementar e que, ao mesmo tempo, indica um itinerário espiritual e permite uma profundidade rara.

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Pref.). Des questions pour vivre. Paris: Editions du Seuil, 1984. 105 p. ISBN 2-02-006822-2.Exemplar francês.
Um livro caloroso e iluminador— É necessário ter fé para construir um mundo melhor?— Será possível alcançar em nosso tempo um clima de verdadeira justiça social?— A igreja católica está realmente em sintonia com as aspirações humanas de paz e fraternidade?— Teremos de esperar por milhares, ou será melhor enfrentarmos corajosamente os obstáculos impostos à humanidade por suas próprias limitações a fim de edificar um novo estilo de vida, mais justo, caloroso e fraternal?Indagações sobre uma vida melhorContém as claras respostas, diretas e francas que Dom Helder Camara dá a perguntas tão relevantes quanto essas, em sua cruzada universal para resgatar o homem da prisão em que ele próprio se meteu.

CAMARA, Helder. Le désert est fertile: feuilles de route pour les minorités abrahamiques. Paris: Desclée De Brouwer, 1971. 128 p.Exemplar francês.

Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CÂMARA, Helder. Le désert est fertile: feuilles de route pour les minorités abrahamiques. Paris: Desclée De Brouwer, 1971. v. 128 (Livre de Vie). ISBN 2-02-0045070-2.Exemplar francês.
Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abraão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CÂMARA, Helder; LAURENT, J. (Trad.). Le tiers monde trahi. Paris: Desclée, 1968. 228 p.Exemplar francês.
Dom Helder Camara (Dom é o título que eles dão para os bispos no Brasil) é uma das personalidades eclesiásticas mais conhecida internacionalmente por sua ação em favor dos pobres no Brasil e das populações do terceiro mundo, países em desenvolvimento.Nascido em Fortaleza, no Ceará (Nordeste do Brasil) foi ordenado sacerdote em 1931 e consagrado em 1952, bispo auxiliar do cardeal do Rio de Janeiro, onde ocupou-se dos movimentos juvenis na recuperação moral e social das favelas que circundam a capital brasileira em um círculo de pobreza e fome.

Primeiro vice-presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) 1955-1965. Dom Helder, em 1964 é nomeado arcebispo de Recife, a capital do Nordeste brasileiro, a região mais pobre do país, onde lançou A ‘Operação Esperança’ para a redenção das massas pobres e analfabetos do Nordeste, estabelecendo um novo modelo pastoral baseado em grande parte no trabalho dos leigos e freiras, dada a grave carência de sacerdotes.Na última década, Dom Helder discursou extensivamente na América Latina, Europa, nos EUA em universidades e televisão canadense, em seus temas favoritos de justiça e do compromisso cristão na luta contra a pobreza (seus famosos discursos ao Vaticano II).A EMI Publishing tem o prazer de apresentar a primeira edição exclusiva mundial. Dom Helder Câmara – profeta do nosso tempo, cuja palavra penetra na consciência e traz ao mundo a mensagem de esperança despertada por Paulo VI com o ‘ Populorum Progressio “, uma redenção humana e cristã das massas humanas deserdadas.

CAMARA, Helder; BROUKER, José de (Entrevistador). Les convensions d’un eveque. Paris: L’ Harmattan, 2002. 199 p. (Chrétiens Autrement). ISBN 2-7475-3333-6.

Exemplar francês.

Entrevista realizada por José de Broucker a Dom Helder Camara de forma espaçada através de anos. As perguntas por vezes são refeitas pelo entrevistador a fim de que o entrevistado acrescente algo de sua experiência pessoal, sua história de vida. Este é considerado um trabalho autobiográfico de destaque internacional por ser o primeiro no gênero a retratar Dom Helder Camara e pela qualidade dos escritos.Biografia Helder Camara

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Entrevistador). Les conversions d’un évêque. Paris: Éditions du Seuil, 1977. (Traversée Du Siècle). ISBN 2-02-004636-9.Exemplar francês.
Entrevista realizada por José de Broucker a Dom Helder Camara de forma espaçada através de anos. As perguntas por vezes são refeitas pelo entrevistador a fim de que o entrevistado acrescente algo de sua experiência pessoal, sua história de vida. Este é considerado um trabalho autobiográfico de destaque internacional por ser o primeiro no gênero a retratar Dom Helder Camara e pela qualidade dos escritos.Biografia Helder Camara

CAMARA, Helder; BOURGEON, Roger (Pref.). L’Évangile avec Dom Helder. França: Éditions du Seuil, 1985. 190 p. ISBN 2-02-008800-2.Exemplar francês.

Na sala de estar de um convento de freiras de Recife, um jornalista francês, Roger Bourgeon em encontros com Dom Helder Camara durante várias horas e várias tardes, o cenário é o mesmo: o jornalista lê uma passagem dos Evangelhos e, depois de um silêncio, Dom Helder falou do Senhor, e muitas vezes com o Senhor.Este livro foi criado a partir de fitas gravadas durante esses encontros excepcionais.

CAMARA, Helder; BOURGEON, Roger (Pref.). L’Évangile avec Dom Helder: entretiens avec Roger Bourgeon. Paris: Desclée De Brouwer, 2009. 199 p. ISBN 978-2-220-06098-9.Exemplar francês.
Na sala de estar de um convento de freiras de Recife, um jornalista francês, Roger Bourgeon, em encontros com Dom Helder Camara, durante várias horas e várias tardes, o cenário é o mesmo: o jornalista lê uma passagem dos Evangelhos e, depois de um silêncio, Dom Helder falou do Senhor, e muitas vezes com o Senhor.
Este livro foi criado a partir de fitas gravadas durante esses encontros excepcionais.

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Apres.). Mille raisons pour vivre: méditations. Paris: Editions du Seuil, 1980. 122 p. ISBN 2-02-005438-8.Exemplar francês.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Trad.). Mille raisons pour vivre: méditations. Paris: Desclée De Brouwer, 2009. 124 p. ISBN 978-2-220-06099-6.Exemplar francês.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CÂMARA, Helder. Pour arriver à temps. Paris: Desclée De Brouwer, 1970. 183 p.Exemplar francês.
Primeira Parte – Repulsa
Segunda Parte – Diálogo do século
Terceira Parte – A revolução necessária

CAMARA, Helder; SOUZA, Arnalfo Ramos de (Trad.). Prières à Marie. Paris: Nouvelle Cité, 1987. 114 p. ISBN 2-85315-144-0.Exemplar francês.
Este livro é uma coletânea de poemas dedicados à Nossa Senhora. Trata-se do retrato de um “amor antigo”, mas ao mesmo tempo “um amor sempre novo”, que o autor tem pela Mãe de Deus. Escritos entre 1945 e 1974, estes belíssimos textos emocionam e convidam o leitor a se aprofundar nas orações dedicadas à Rainha do Céu.

CÂMARA, Helder; DETREZ, Conrad (Trad.). Révolution dans la paix. Paris: Éditions du Seuil, 1970. v. 103 (Livre de Vie). ISBN 2-02-000554-9.Exemplar francês.
“Este livro – Amigos de D. Helder Camara – do Padre Helder – distribuíram em torno de alguns temas fundamentais, trechos escolhidos de trabalhos seus: Discursos, Conferências, Orações gratulatórias, Sermões.Ele relutou, quanto pode, a ideia de ver, em livro, o que lhe parecia destinado, quando muito, à vida efemera de jornais e revistas.Deixou-se vencer pelo pensamento de que há livros-depoimento, livros-testemunho.E dele veio o título: REVOLUÇÃO DENTRO DA PAZ.”

CAMARA, Helder. Spirale de violence. Paris: Desclée De Brouwer, 1970. 87 p.Exemplar francês.

Sumário

Capítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

SUENENS, Léon-Joseph; CAMARA, Helder. Renouveau dans l’Esprit et service de l’homme. Paris: Lumen Vitae, [197-?]. v. 3 (Documente de Malines).Exemplar francês.

Um cristão que não seja “carismático” – no sentido amplo da palavra, isto é, disponível ao Espírito dócil às suas moções – seria um cristão que perdeu de vista o seu batismo. E um cristão que não fosse “social” seria um cristão mutilado, desconhecendo os imperativos do evangelho.Por isso é que o Cardeal Suenens e D. Helder resolveram escrever juntos este livro, expondo, cada um por sua vez, como veem o cristão de hoje. A intenção dos autores é fazer compreender que a oração e a ação evangelizadora, social e política formam um todo só na vida do cristão que deseja ser fiel e cada página do evangelho.

CAMARA, Helder; CHIARINI, Paola (Trad.). Fame e sete di pace con giustizia: per arrivare in tempo. Milano: Massimo, 1970. v. 21 (IL Nostro Tempo).Exemplar italiano.
Primeira Parte – RepulsaSegunda Parte – Diálogo do séculoTerceira Parte – A revolução necessária

CAMARA, Helder; BACCHIARELLO, Lorenzo (Trad.). IL deserto è fecondo: riflessioni per le minoranze abramiche. Assisi: Cittadella Editrice, 1972. 95 p.Exemplar italiano
Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CÂMARA, Helder; BAJO, Valeria (Trad.); BOURGEON, Roger (Pref.). IL Vangelo con Dom Helder. Assisi: Cittadella Editrice, 1985. 198 p.Exemplar italiano.
Na sala de estar de um convento de freiras de Recife, um jornalista francês, Roger Bourgeon, em encontros com Dom Helder Camara, durante várias horas e várias tardes, o cenário é o mesmo: o jornalista lê uma passagem dos Evangelhos e, depois de um silêncio, Dom Helder falou do Senhor, e muitas vezes com o Senhor.Este livro foi criado a partir de fitas gravadas durante esses encontros excepcionais.

CÂMARA, Helder; BROUCKER, José de (Pref.); LAZZARO, Monica (Trad.). Interrogativi per vivere: cinquecento domande rivolte a Dom Helder Câmara. Assisi: Cittadella Editrice, 1985. 109 p.Exemplar italiano.
Um livro caloroso e iluminador— É necessário ter fé para construir um mundo melhor?— Será possível alcançar em nosso tempo um clima de verdadeira justiça social?— A igreja católica está realmente em sintonia com as aspirações humanas de paz e fraternidade?— Teremos de esperar por milhares, ou será melhor enfrentarmos corajosamente os obstáculos impostos à humanidade por suas próprias limitações a fim de edificar um novo estilo de vida, mais justo, caloroso e fraternal?Indagações sobre uma vida melhorContém as claras respostas, diretas e francas que Dom Helder Camara dá a perguntas tão relevantes quanto essas, em sua cruzada universal para resgatar o homem da prisão em que ele próprio se meteu.

CÂMARA, Helder; MURATORI, Luigi (Trad.). La Madonna sul mio cammino. Brescia, Itália: Queriniana, 1985. 27v. (Spiritualità).Exemplar italiano.
Este livro é uma coletânea de poemas dedicados à Nossa Senhora. Trata-se do retrato de um “amor antigo”, mas ao mesmo tempo “um amor sempre novo”, que o autor tem pela Mãe de Deus. Escritos entre 1945 e 1974, estes belíssimos textos emocionam e convidam o leitor a se aprofundar nas orações dedicadas à Rainha do Céu.

CÂMARA, Helder et al. La preghiera dei poveri: o gente terra disperata…. Milano: Paoline, 1987. 109 p. ISBN 88-215-1276-2.Exemplar italiano.
O primeiro cara que encontramos nestas páginas é Helder Pessoa Camara, porta-voz das vítimas da pobreza, exploração, violência, habitantes de uma terra rica dada por Deus e, ainda assim, negada por outros homens. (…)

CAMARA, Helder; SILVESTRO, Gianfranco (Trad.). Le conversioni di un vescovo. Torino, Itália: Società Editrice Internazionale, 1979. 237 p. ISBN 88-05-03648-X.Exemplar italiano.
Entrevista realizada por José de Broucker a Dom Helder Camara de forma espaçada através de anos. As perguntas por vezes são refeitas pelo entrevistador a fim de que o entrevistado acrescente algo de sua experiência pessoal, sua história de vida. Este é considerado um trabalho autobiográfico de destaque internacional por ser o primeiro no gênero a retratar Dom Helder Camara e pela qualidade dos escritos.

CÂMARA, Helder; BADINO, Lino (Intr.); BROUCKER, José de (Apres.). Mille ragioni per vivere: meditazioni. Assisi: Cittadella Editrice, 1981. 135 p.Exemplar italiano.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CÂMARA, Helder. Rivoluzione nella pace. Milano: Jaca Book, 1968. 136 p.Exemplar italiano.

“Este livro – Amigos de D. Helder Camara – do Padre Helder – distribuíram em torno de alguns temas fundamentais, trechos escolhidos de trabalhos seus: Discursos, Conferências, Orações gratulatórias, Sermões.Ele relutou, quanto pode, a ideia de ver, em livro, o que lhe parecia destinado, quando muito, à vida efemera de jornais e revistas.Deixou-se vencer pelo pensamento de que há livros-depoimento, livros-testemunho.E dele veio o título: REVOLUÇÃO DENTRO DA PAZ.”

CÂMARA, Helder; CHIARINI, Paola (Trad.); CORRADINI, Luigi (Trad.). Spirale di violenza. 2. ed. Milano: Massimo, 1971. v. 22 (IL Nostro Tempo).Exemplar italiano.

Sumário

Capítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CÂMARA, Helder; CHIARINI, Paola (Trad.); CORRADINI, Luigi (Trad.). Spirale di violenza. 4. ed. Milano: Massimo, 1977. 114 p. (IL Nostro Tempo).Exemplar italiano.

Sumário

Capítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CÂMARA, Helder; MURATORI, Luigi (Trad.); GHEDDO, Piero (Trad.). Terzo mondo defraudato. Milano: Missionaria Italiana, 1968. 157 p.Exemplar italiano.

Dom Helder Camara (Dom é o título que eles dão para os bispos no Brasil) é uma das personalidades eclesiásticas mais conhecida internacionalmente por sua ação em favor dos pobres no Brasil e das populações do terceiro mundo, países em desenvolvimento.
A EMI Publishing tem o prazer de apresentar a primeira edição exclusiva mundial. Dom Helder Câmara – profeta do nosso tempo, cuja palavra penetra na consciência e traz ao mundo a mensagem de esperança despertada por Paulo VI com o ‘ Populorum Progressio “, uma redenção humana e cristã das massas humanas deserdadas.

SUENENS, Léon-Joseph; CÂMARA, Helder. Rinnovamento nello spirito e servizio dell’uomo. Roma: Paoline, 1979. v. 3 (Documento di Malines).Exemplar italiano.

Um cristão que não seja “carismático” – no sentido amplo da palavra, isto é, disponível ao Espírito dócil às suas moções – seria um cristão que perdeu de vista o seu batismo. E um cristão que não fosse “social” seria um cristão mutilado, desconhecendo os imperativos do evangelho.Por isso é que o Cardeal Suenens e D. Helder resolveram escrever juntos este livro, expondo, cada um por sua vez, como veem o cristão de hoje. A intenção dos autores é fazer compreender que a oração e a ação evangelizadora, social e política formam um todo só na vida do cristão que deseja ser fiel e cada página do evangelho.

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Intr.); RADEMAKER-BREY, Anneke (Trad.). Duizend redenen om te leven. Baarn, Holanda: Ten Have, 1982. 118 p. ISBN 90-259-4212-1.Exemplar holandês.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CAMARA, Helder; BONNEURE, F. (Trad.). Een spiraal van geweld: bedreigt de mensheid. Paris: Desclée De Brouwer, 1970. 75 p.Exemplar holandês.
Sumário

Capítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CAMARA, Helder; SCHOLTENS, W. R. (Trad.); BOURGEON, Roger (Pref.). Het gebeurt nog elk dag: korte meditaties over teksten uit de Evangeliën. Baarn, Holanda: Ten Have, 1986. 143 p. ISBN 90-259-4306-3.Exemplar holandês.
Na sala de estar de um convento de freiras de Recife, um jornalista francês, Roger Bourgeon, em encontros com Dom Helder Camara, durante várias horas e várias tardes, o cenário é o mesmo: o jornalista lê uma passagem dos Evangelhos e, depois de um silêncio, Dom Helder falou do Senhor, e muitas vezes com o Senhor.Este livro foi criado a partir de fitas gravadas durante esses encontros excepcionais.

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Pref.). Levensvragen. Baarn, Holanda: Ten Have, 1984. 88 p. ISBN 90-259–4272-5.Exemplar holandês.
Um livro caloroso e iluminador
Indagações sobre uma vida melhor

Contém as claras respostas, diretas e francas que Dom Helder Camara dá a perguntas tão relevantes quanto essas, em sua cruzada universal para resgatar o homem da prisão em que ele próprio se meteu.

CAMARA, Helder. Opvoeding tot vrijheid: marsorders voor de abrahamitische minderheden. Paris: Desclée De Brouwer, 1972. 119 p. ISBN 90-264-0507-3.Exemplar holandês.
Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maniera não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

SUENENS, Léon-Joseph; CAMARA, Helder. Strid én inkeer. Beveren, Bélgica: Emmaüs, 1981. 109 p. ISBN 90-264-7738-4.Exemplar holandês.

Um cristão que não seja “carismático” – no sentido amplo da palavra, isto é, disponível ao Espírito dócil às suas moções – seria um cristão que perdeu de vista o seu batismo. E um cristão que não fosse “social” seria um cristão mutilado, desconhecendo os imperativos do evangelho.

Por isso é que o Cardeal Suenens e D. Helder resolveram escrever juntos este livro, expondo, cada um por sua vez, como veem o cristão de hoje. A intenção dos autores é fazer compreender que a oração e a ação evangelizadora, social e política formam um todo só na vida do cristão que deseja ser fiel e cada página do evangelho.

CAMARA, Helder. Biskop omvänd. Estocolmo: Proprius förlag, 1986. 158 p. ISBN 91-7118-518-6.Exemplar sueco.

Entrevista realizada por José de Broucker a Dom Helder Camara de forma espaçada através de anos. As perguntas por vezes são refeitas pelo entrevistador a fim de que o entrevistado acrescente algo de sua experiência pessoal, sua história de vida. Este é considerado um trabalho autobiográfico de destaque internacional por ser o primeiro no gênero a retratar Dom Helder Camara e pela qualidade dos escritos.

CAMARA, Helder; THUNBERG, Anne-Marie (Trad.). Kapplöpning med tiden. Falköping, Suécia: Gummessons Bokförlag, 1970. 118 p.Exemplar sueco.
Primeira Parte – RepulsaSegunda Parte – Diálogo do séculoTerceira Parte – A revolução necessária

CAMARA, Helder; BROOMÉ, Catharina B. (Pref.); BROUCKER, José de (Pref.). Tusen skäl att leva. Stockholm, Suécia: Proprius Förlag, 1982. 125 p. ISBN 91-7118-390-6.Exemplar sueco.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CAMARA, Helder; THUNBERG, Anne-Marie (Trad.). Våldets spiral. Falköping, Suécia: Gummessons Bokförlag, 1970. 52 p.Exemplar sueco.
SumárioCapítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CAMARA, Helder; SINT-TRUDOABDIJ (TRAD.). Zullen we nog op tijd komen?. Paris: Desclée De Brouwer, 1970. 190 p.Exemplar holandês.

ÍndicePrimeira Parte – RepulsaSegunda Parte – Diálogo do séculoTerceira Parte – A revolução necessária

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Entrev.); SMIT-KREFLING, Renate (Trad.). Die bekehrungen eines bishofs. Wuppertal, Alemanha: Peter Hammer Verlag, 1978. 264 p. ISBN 3-87294-135-6.Exemplar alemão.

Entrevista realizada por José de Broucker a Dom Helder Camara de forma espaçada através de anos. As perguntas por vezes são refeitas pelo entrevistador a fim de que o entrevistado acrescente algo de sua experiência pessoal, sua história de vida. Este é considerado um trabalho autobiográfico de destaque internacional por ser o primeiro no gênero a retratar Dom Helder Camara e pela qualidade dos escritos.

CAMARA, Helder; WEIB, Marianne (Trad.). Die spirale der gewalt. Áustria: Styria, 1970. 61 p.Exemplar alemão.
SumárioCapítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CAMARA, Helder. Die wüste ist fruchtbar: wegweisungen für die abrahamitischen minderheiten. Austria: Verlag Styria, 1972. 110 p. ISBN 3-222-10712-2.Exemplar alemão.
Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CAMARA, Helder; WEIB, Marianne (Trad.); PETERTIL, Ellie (Trad.). Es ist zeit. Áustria: Verlag Styria, 1970. 183 p.Exemplar alemão.

ÍndicePrimeira Parte – RepulsaSegunda Parte – Diálogo do séculoTerceira Parte – A revolução necessária

CAMARA, Helder; GOLDSTEIN, Horst (Trad.); BROUCKER, José de (Pref.). Fragen zum leben an Dom Hélder Câmara. Zürich: Pendo, 1984. 120 p. ISBN 3-85842-089-1.Exemplar alemão.
Um livro caloroso e iluminador
Indagações sobre uma vida melhorContém as claras respostas, diretas e francas que Dom Helder Camara dá a perguntas tão relevantes quanto essas, em sua cruzada universal para resgatar o homem da prisão em que ele próprio se meteu.

CÂMARA, Helder; MAYER, Franz (Trad.); BOURGEON, Roger (Pref.). Gott lebt in den armen. Olten, Suíça: Walter-Verlag, 1986. 156 p. ISBN 3-530-12873-2.Exemplar alemão.
Na sala de estar de um convento de freiras de Recife, um jornalista francês, Roger Bourgeon, em encontros com Dom Helder Camara, durante várias horas a vários tardes, o cenário é o mesmo: o jornalista lê uma passagem dos Evangelhos e, depois de um silêncio, Dom Helder falou do Senhor, e muitas vezes com o Senhor.Este livro foi criado a partir de fitas gravadas durante esses encontros excepcionais.

CAMARA, Helder; GALLI, Mario Von (Pref.). Hoffen winder alle hoffnung. Zürich: Pendo, 1981. 119 p. ISBN 3-85842-052-2.Exemplar alemão.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CAMARA, Helder; KRAUT, P. Karl (Trad.). In deine hände, Herr! Gedanken und gebete. München, Alemanha: Verlag Neue Stadt, 1987. 45 p. ISBN 3-87996-203-0.Exemplar alemão.
As orações do famoso arcebispo brasileiro, Helder Camara são influenciadas por sua experiência de vida e luta pelos direitos dos pobres. O livro é testemunha da simplicidade, poesia de um homem que descreve como uma criança ao Pai do Céu suas experiências.

CAMARA, Helder. Mach aus mir einen Regenbogen: mitternächtliche meditationen. Zürich: Pendo, 1981. 105 p. ISBN 3-85842-046-8.Exemplar alemão.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CAMARA, Helder. Maria – eine Mutter auf meinem Weg: betrachtungen und bebete. Zürich: Verlag Neue Stadt, 1985. 101 p. ISBN 3-87996-179-4.Exemplar alemão.
Este livro é uma coletânea de poemas dedicados à Nossa Senhora. Trata-se do retrato de um “amor antigo”, mas ao mesmo tempo “um amor sempre novo”, que o autor tem pela Mãe de Deus. Escritos entre 1945 e 1974, estes belíssimos textos emocionam e convidam o leitor a se aprofundar nas orações dedicadas à Rainha do Céu.

CÂMARA, Helder. Revolution für den frieden. Freiburg: Herder-Bücherei, 1969. v. 356 (Gesellschaftsfragen – Wirtschaftsfragen).Exemplar alemão.
“Este livro – Amigos de D. Helder Camara – do Padre Helder – distribuíram em torno de alguns temas fundamentais, trechos escolhidos de trabalhos seus: Discursos, Conferências, Orações gratulatórias, Sermões.Ele relutou, quanto pode, a ideia de ver, em livro, o que lhe parecia destinado, quando muito, à vida efêmera de jornais e revistas.Deixou-se vencer pelo pensamento de que há livros-depoimento, livros-testemunho.E dele veio o título: REVOLUÇÃO DENTRO DA PAZ.”

SUENENS, Léon-Joseph; CÂMARA, Helder; BAYER S. A. C., P. Bruno (Trad.). Erneuerung im geist und dienst am menschen. Salzburg, Áustria: Otto Müller Verlag, 1981. 91 p. ISBN 3-7013-0602-8.Exemplar alemão.

Um cristão que não seja “carismático” – no sentido amplo da palavra, isto é, disponível ao Espírito dócil às suas moções – seria um cristão que perdeu de vista o seu batismo. E um cristão que não fosse “social” seria um cristão mutilado, desconhecendo os imperativos do evangelho.Por isso é que o Cardeal Suenens e D. Helder resolveram escrever juntos este livro, expondo, cada um por sua vez, como veem o cristão de hoje. A intenção dos autores é fazer compreender que a oração e a ação evangelizadora, social e política formam um todo só na vida do cristão que deseja ser fiel e cada página do evangelho.

CAMARA, Helder. Il deserto è fecondo. Assisi: Cittadella editrice, 1972. 155 p. ISBN 0036-910024-4627.Exemplar japonês.

Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CÂMARA, Helder. Revolution through peace. New York: Harper & Row, 1972. 103 p.Exemplar coreano.
“Este livro – Amigos de D. Helder Camara – do Padre Helder – distribuíram em torno de alguns temas fundamentais, trechos escolhidos de trabalhos seus: Discursos, Conferências, Orações gratulatórias, Sermões.Ele relutou, quanto pode, a ideia de ver, em livro, o que lhe parecia destinado, quando muito, à vida efemera de jornais e revistas.Deixou-se vencer pelo pensamento de que há livros-depoimento, livros-testemunho.E dele veio o título: REVOLUÇÃO DENTRO DA PAZ.”

CÂMARA, Helder. Revolution through peace. Korea: [s.n.], 1983. 114 p.Exemplar coreano.
“Este livro – Amigos de D. Helder Camara – do Padre Helder – distribuíram em torno de alguns temas fundamentais, trechos escolhidos de trabalhos seus: Discursos, Conferências, Orações gratulatórias, Sermões.Ele relutou, quanto pode, a ideia de ver, em livro, o que lhe parecia destinado, quando muito, à vida efemera de jornais e revistas.Deixou-se vencer pelo pensamento de que há livros-depoimento, livros-testemunho.E dele veio o título: REVOLUÇÃO DENTRO DA PAZ.”

CAMARA, Helder; WARD, Barbara (Trad.). Spirale de violence. Paris: Desclée De Brouwer, 1970. 105 p.Exemplar coreano.

Sumário

Capítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz

CAMARA, Helder. The desert is fertile. New York: Orbis Books, 1974. 86 p.Exemplar coreano.

Apelo ao que Dom Helder chama de “Minorias Abraâmicas”. Aquelas pessoas que, como Abrão, são capazes de superar o egoísmo e lutar, de maneira não violenta, pela mudança de estruturas sociais injustas.

CAMARA, Helder; NIEMINEN, Taisto (Trad.). Tuhat syytä elää: mietiskelyjä. Pieksämäki, Finlândia: Kirjaneliö, 1996. 132 p. ISBN 951-600-941-7.Exemplar finlandês.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CAMARA, Helder; WINTHER, Truls (Trad.). Tusen grunner til å leve. Oslo: Verbum, 1985. ISBN 82-543-0270-7.

Exemplar norueguês.Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CÂMARA, Helder; WINTHER, Truls (Trad.). Tusen grunner til å leve. 2. ed. Oslo: Verbum, 2001. 131 p. ISBN 82-543-0899-3.Exemplar norueguês.
Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CAMARA, Helder; BROUCKER, José de (Apres.); POULSEN, Peter (Trad.). Tusind grund til at leve. [S.l.]: Borgen, 1985. 115 p. ISBN 87-418-7162-6.Exemplar dinamarquês.

Durante suas “vigílias” diárias, Dom Helder Camara escreveu cartas, relatórios, conferências, meditações e por vezes assinou esses escritos como “Padre José” por ser este o nome de seu anjo da guarda, responsável em alguns momentos por sua inspiração. As meditações retidas aqui são precedidas por três textos na mesma veia, apareceram pela primeira vez em francês em 1980.

CAMARA, Helder. Vold – løsning eller tragedie. Oslo: Dreyer, [197-?]. v. 38 (Perspektivbøkene). ISBN 82-09-00002-0.Exemplar dinamarquês.Sumário
Capítulo I – Ameaça sobre a humanidadeCapítulo II – Solução válidaCapítulo III – Ação, justiça e paz