Atualidades
Dom Cultural apresenta o Quarteto Egan
Está chegando a segunda edição do projeto Dom Cultural, promovido pelo IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, toda última sexta-feira do mês.
O Projeto Dom Cultural teve sua primeira edição em 28 de março desse ano, com abertura do Prof. Newton Cabral e apresentação musical de Marcelo Melo e Percy Marques. O projeto é uma iniciativa de Pe. Fabio Potiguar, capelão das Fronteiras, que, como o aval do IDHeC, formou uma equipe que cuida da organização e realização mensal do Projeto. Além de Pe. Fabio, compõem a equipe Marcelo Melo, Percy Marques, Newton Cabral, Jussara Kourih, Sílvia Meneses e Rejane Menezes.
O mês de abril marca a chegada de Dom Helder Camara à Arquidiocese de Olinda e Recife, em 1964, no dia 11 e sua posse, no dia seguinte. Em virtude da partida para Casa do Pai do Papa Francisco, o evento que celebraria essas datas foi suspenso e transferido para o mês de maio.
Por uma questão de choque de datas, a segunda edição do Dom Cultural, não acontecerá na última sexta-feira do mês e, sim, uma semana antes, no dia 23 de maio, às 19h, na igreja das Fronteiras. Contará com a apresentação da obra de J. Haydn “As sete últimas palavras de Jesus Cristo na Cruz”, apresentada pelo Quarteto Egan.
O Quarteto Egan, parceiro da produtora Momento Musical, segue sua jornada de excelência desde 1991. Com Marie Savine Egan e Thialysson Moura (violinos), Cícero Junior (viola) e Eugene Lamy Alves (violoncelo), o quarteto é uma força musical que une clássico e popular com maestria. Vencedor do Prêmio Troféu Nordeste em 1994 e criador dos CDs “500 Anos do Brasil” e “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, o Quarteto Egan leva a música instrumental a todos os palcos, inspirando audiências com sua arte.
As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz é uma obra orquestral de Joseph Haydn que se baseia em sete frases atribuídas a Jesus durante a crucificação.
As sete palavras:
- “Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34)
- “Em verdade eu te digo, hoje, estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43)
- “Elí, Elí, lama sabactani? Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34)
- “Tenho sede” (João 19:28)
- “Está consumado” (João 19:30)
- “Mulher: Eis aí o teu filho… Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe…” (João 19:26-27)
- “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lucas 23:46)
A obra foi composta em 1785, sob encomenda do bispo espanhol da Catedral de Cádiz. A estreia aconteceu em 1787, na capela da Irmandade da Santa Cova, em Cádis.
Haydn adaptou a obra para quarteto de cordas, piano solo e oratório.
É com muita alegria que o projeto Dom Cultural recebe o Quarteto Egan para executar essa magnífica página musical.
O evento será transmitido, ao vivo, através da conta do instagram @domhelderidhec
Serviço
O que – Projeto Dom Cultural apresentando “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz” executada pelo Quarteto Egan.
Quando – sexta-feira, 23 de maio de 2025, às 19h
Onde – Igreja das Fronteiras, rua Henrique Dias. S/N
Casa de Frei Francisco
9.5 – Adolescentes e jovens dos turnos manhã e tarde da CFF, confeccionaram uma lembrancinha, com um utensílio de sabonete e desodorante, para entregar aos seus responsáveis.














9.5 – Doação do Banco de ALimentos do CEASA, distribuídos com as famílias dos alunos e alunas.

12.5 – Visita do Setor Psicossocial à Escola Joaquim Nabuco.