Causos do Dom: Dom Helder é Nomeado Arcebispo Devido ao Excelente Trabalho Que Vinha Realizando
Colaboração de Pe. Ivanir Antônio Rampon
Como Presidente da Comissão Organizadora para o 36º Congresso Eucarístico Internacional, Dom Helder recebia muitas visitas de bispos de todo Brasil e era chamado a fazer conferências e participar de programas de televisão, sendo muito convidado devido à sua desenvoltura diante das câmaras, inclusive em programas de auditório. Ele era presença constante nos programas “O Mundo de Tônia”, “Papai sabe tudo” e “Esta é sua vida”.
Além dos muitos trabalhos em torno da organização do Congresso, ainda procurava atender a todos os que lhe pediam para celebrar batizados e assistir matrimônios, pois se tornara status tê-lo como celebrante. Apesar da agenda cheia, Dom Helder encontrava tempo para, nos sábados à noite, conversar com amigos sobre música ou para assistir alguma peça teatral. Gostava de ir aos restaurantes, principalmente para ouvir música ao vivo. Festejava os aniversários, participando de brincadeiras, conversando e cantando valsinhas. Fez amizade com a cantora Elizete Cardoso, da qual conhecia todas as músicas.
O Cardeal Jaime, contente com o excelente trabalho de seu Auxiliar, resolveu promovê-lo a Arcebispo Auxiliar do Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1955 – depois do falecimento de Dom Rosalvo Costa Rego, que passara por uma longa enfermidade.
De fato, o Congresso Eucarístico Internacional, realizado nos dias 17 a 24 de junho de 1955, foi triunfal, tendo por Legado Pontifício o Cardeal Aloísio Masella e contando com a presença de dezenas de Cardeais, centenas de Arcebispos e Bispos de todo o mundo, uma multidão de participantes. O Congresso teve para a Igreja no Brasil uma grande importância. Só na Arquidiocese do Rio de Janeiro aconteceram 109 Congressos Eucarísticos Paroquiais com muitas confissões e comunhões. Centenas de fábricas, colégios, unidades militares foram visitadas por missionários. Dom Helder conseguiu movimentar a Igreja no Brasil e a sociedade carioca, inclusive os que não praticavam a fé católica. O evento o consagrou, definitivamente, líder de estatura nacional.
Dom Helder Camara. Le conversioni di un vescovo. Torino: Società Editrice Internazionale. Prefazione di José de Broucker, p. 159-161. [Original Lés conversions d’évêque: Editions Seuil, 1977].
Gladys Weigner e Bernhard Moosbrugger. Helder Câmara: la voce del mondo senza voce, Milano: Centro Missionario PIME, p. 22-23, 1973.
Ivanir Antonio Rampon, O caminho espiritual de Dom Helder Camara. São Paulo: Paulinas, p. 63-65, 2013.
Mídias Dom Helder Camara- IDHeC
Instagram: https://www.instagram.com/domhelderidhec
Threads: https://www.threads.net/@domhelderidhec
Facebook: https://www.facebook.com/domheldercamaraidhecoficial
Twitter: https://twitter.com/DomHelderIDHeC
Youtube: https://www.youtube.com/c/IDHeCInstitutoDomHelderCamaraOFICIAL
Whatsapp: wa.me/5581982363010
Lojinha do Dom: https://domheldercamara.org.br/lojinha-do-dom/