Atualidades – Dom Cultural
E o Dom Cultural Foi Lançado ao Ar
A última sexta-feira de cada mês, a partir de março, estão ressignificadas, pois, sempre, às 19h horas, na Chão Sagrado do Dom, haverá uma manifestação da arte, esperando por nós, com sabor de homenagem ao Dom.
O dia 28 de março de 2025 será lembrado como o dia em que foi lançado, em grande estilo, o Projeto Dom Cultural.
Mas hoje, não vamos falar sobre o que é o Projeto, porque, sobre ele já falamos aqui e você pode ficar sabendo mais, clicando no link Projeto Dom Cultural. (cf: https://domheldercamara.org.br/2025/03/21/projeto-dom-cultural/).
Vamos falar sobre o que foi a noitada dessa sexta. Na igrejinha das Fronteiras.
O Pe. Fabio, idealizador e coordenador do Projeto, recebeu os presentes com muita alegria e entusiasmo, fazendo um breve resumo sobre o projeto, quem está na organização e a proposta de reviver os momentos culturais que o Dom promovia no palácio de São José dos Manguinhos. Para ele, cujos olhos brilhavam com muita intensidade, era um sonho, acalentado há algum tempo, que se tornava uma belíssima realidade.
Para falar um pouco sobre o que eram as noitadas do Manguinhos e da relação de Dom Helder com a Cultura, o Prof. Newton Cabral, membro da comissão organizadora, encantou a todos e todas, discorrendo sobre essa relação de amor e respeito, que o dom tinha com as artes, de uma maneira geral. A começar pelo fato de ser, ele mesmo, um artista.
E, a apresentação musical ficou por conta de Marcelo Melo, do quinteto violado e Percy Marques, do MPB Unicap: dois violões, duas vozes e uma flauta, que enebriaram a todos e todas presentes ao momento.
Enquanto os dois iam tocando, cantando, conversando com a plateia, ao fundo o Senhor crucificado, parecia abraçar a todo mundo e a Nossa Senhora da Assunção, abençoava aquele momento tão sublime.
E a plateia participou, ativamente das músicas, fosse batendo palmas, fosse cantando e se encantando, a cada música executada.
A estreia do Dom Cultural foi transmitida ao vivo pelo instagram @domhelderidhec e encontra-se disponível no youtube Dom Helder-IDHeC.
E também engtrada oa vivo no NE TV edição da noite, com o repórter Ivan Durtae entrevistando o Pe. Fabio