Causos do Dom: Dom Helder Prepara a Instalação da CNBB e é Eleito Secretário Geral da Nova Entidade
Colaboração de Pe. Ivanir Antônio Rampon
A instalação oficial da CNBB aconteceu no Palácio São Joaquim, Rio de Janeiro, no dia 14 de outubro de 1952. Mas antes disto, Dom Helder preparou uma base sólida para a entidade organizando encontros com prelados da Amazônia e do Vale do São Francisco. Contou com a estrutura da Ação Católica Brasileira e o apoio do Núncio Dom Chiarlo e dos Cardeais Camara e Motta.
O dia da instalação foi histórico para a Igreja no Brasil, mas de certa forma, para a Igreja do mundo uma vez que aqui estava acontecendo o que seria aprovado mais adiante no Vaticano II. No dizer de Marcos de Castro, “Dom Helder foi um pioneiro mundial, pois a CNBB nasceu de uma tese elaborada por ele antes que houvesse qualquer coisa semelhante em outros países”.
A fundação da CNBB contou com a presença do Núncio Apostólico, dos dois Cardeais brasileiros e de vinte Bispos e Arcebispos que, na ocasião, deram sugestões para o regulamento da entidade. Os dois cargos mais importantes ficaram com o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta e Dom Helder Camara, respectivamente, Presidente e Secretário da nova entidade.
A reunião ordinária foi marcada para 17 a 20 de agosto de 1953, em Belém, e os temas principais seriam a posição da Igreja diante da Reforma Agrária e a migração e a ação dos leigos na sociedade, ou seja, na agenda dos Bispos aparece claramente a preocupação com os problemas sociais do país.
No dia da fundação da CNBB, os Bispos foram também visitar as autoridades, entre elas o Presidente da República, Getúlio Vargas, que ouviu um discurso elogioso do primeiro Presidente da nova entidade e, por sua vez, o Presidente do Brasil afirmou que gostaria de continuar mantendo a harmonia dos poderes temporal e espiritual como nos tempos do Cardeal Leme.
Dom Helder foi o Secretário da entidade até 1964 quando mudará o cenário político do país e, de certo modo, também o da CNBB.
Pe. Ivanir Antonio Rampon
“Ata da Assembleia de Fundação da CNBB”. Sedoc 54 (1972) 561-565.
Helder Camara. “A CNBB nasceu assim”. Texto escrito por ocasião da celebração dos 25 anos de fundação da CNBB, celebrados em outubro de 1977. Foi publicado no O São Paulo de 19-21.11.1975. In Sedoc, v. 10, fasc. 109, 803-805, maio 1978.
Ivanir Antonio Rampon. O caminho espiritual de Dom Helder Camara. São Paulo: Paulinas, p. 59-60, 2013.
Ivanir Antonio Rampon. Paulo VI e Dom Helder Camara – exemplo de uma amizade espiritual. São Paulo: Paulinas, p. 27-28, 2014.
Martinho Condini. Dom Helder Camara: um modelo de esperança, São Paulo: Paulus, p.18-23, 2008.
Nelson Piletti e Walter Praxedes. Dom Hélder Câmara: entre o poder e a profecia. São Paulo: Editora Contexto, p. 193-198, 2008.