Causos do Dom – “Vejamos o que sucede: in manus Tuas”

Causos do Dom – “Vejamos o que sucede: in manus Tuas

Por Pe. Ivanir Antonio Rampon

“Em tuas mãos” foi o lema episcopal de Dom Helder Camara. Em 1964, quando Dom Helder assumiu a missão de Arcebispo de Olinda e Recife, ele fez um profético Discurso de Posse. Tal Discurso, conhecido como “Mensagem da Chegada”, além de apresentar profundo teor espiritual, revela o desejo de viver uma intensa mística pastoral. Ora, isto poderia ser compreendido como uma “provocação” ao regime ditatorial que estava se implantando e desconfiava da ação profética e libertadora da Igreja. O regime desejava uma Igreja legitimadora das suas ações. Dom Helder, no entanto, como pastor, queria que as massas se tornassem cada vez mais Povo de Deus. Na Circular daquela madrugada, durante a Vigília, Dom Helder escreveu:

“Não me iludo: a imprensa do Rio e de São Paulo, como a daqui, podem interpretar mal a mensagem julgando-a perigosa, aliciadora do comunismo que as Forças Armadas estão a duras penas procurando extirpar… O Comando Supremo da Revolução pode achar ruim. […] Alegra-me pensar que, com a graça de Deus, dei testemunho cristão, fui Bispo, estive à altura da exigência histórica, procurando não trair e não decepcionar milhares de cristãos, com olhos e corações voltados para a circunstância providencialíssima da posse do Arcebispo da cidade-chave do Nordeste-chave. Vejamos o que sucede. In manus tuas!” (Circular 1 de 11/12.4.1964)

Algumas fontes

Dom Helder Camara. Circulares Interconciliares, I – de 11/12 de abril a 9/10 de setembro de 1964. Obras Completas de Dom Helder, Recife: Cepe, 2009.

Ivanir Antonio Rampon. O caminho espiritual de Dom Helder Camara. São Paulo: Paulinas, p. 97-103, 2013.

Deixe uma resposta