Atualidades da Semana
Início do tempo Quaresmal e Lançamento da Campanha da Fraternidade 2025

No dia 5 de março, quarta-feira de Cinzas, teve início o tempo da Quaresma. O arcebispo dom Paulo Jackson presidiu a celebração eucaristica na Comunidade Ilha de Deus, na Imbiribeira, que reuniu boa parte do clero, autoridades políticas e fiéis leigos.
Rio e mangue, local de trabalho de pescadores e marisqueiros, contraste social, esse foi o cenário para a abertura da Campanha da Fraternidade 2025,. A comunidade Ilha de Deus, na Imbiribeira, recebeu os fiéis com alegria e expressões culturais, como o maracatu infantil da Turma do Flau, projeto social desenvolvido em Brasília Teimosa.

Na missa,todos receberam as cinzas que lembram origem e finitude do homem e a necessidade da conversão.


Parte dos fiéis participaram da missa em cadeiras dispostas sob os toldos montados no lugar; outra parte acomodou-se nas arquibancadas do Marco Zero da Ilha. Dentre as autoridades presentes estavam a governadora Raquel Lyra e sua vice Priscila Krause, o prefeito João Campos e seu vice Victor Marques, e os deputados federais Pedro Campos e Tábata Amaral. Também a vereadora Cida Pedrosa estava presente e foi chamada por dom Paulo Jackson até o altar para falar sobre a Lei 19.314/24, proposta pela vereadora, que coloca o lançamento da Campanha da Fraternidade entre as datas importantes do Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “A lei foi sancionada pelo prefeito João Campos em 2024 e ressalta o compromisso do município com os valores de fraternidade, justiça e amor ao próximo”, disse a vereadora, “e me alegro em dizer que tema e lema da Campanha da Fraternidade serão discutidos nas salas de aula das escolas municipais durante todo o ano”.





Em sua homilia, dom Paulo Jackson alertou para os pecados pessoais e para os pecados socio-ecológicos, além do chamado da Quaresma: oração, jejum e caridade – caridade como atitude para promoção social, como os trabalhos realizados na Ilha de Deus, que já foi área de palafitas
E, como acontece todos os anos, a Igreja Católica inicia o tempo quaresmal juntamente com a abertura da Campanha da Fraternidade que, esse ano traz como tema Fraternidade e Ecologia Integral e, como lema, “Deus viu que tudo era muito bom”, Gn1,31.
A abertura da CF 2025 contou com a participação da comunidade, o envolvimento do clero e o compromisso das lideranças. Muita gente estava na missa presidida pelo arcebispo, dom Paulo Jackson. A seu lado, os bispos auxiliares dom Josivaldo Bezerra e dom Nereudo Freire. .
Pe. Fabio Potiguar É o Novo Secretário Executivo da Cáritas Arquidiocesana
Durante a Missa de Cinzas, dom Paulo Jackson deu posse ao padre Fábio Potiguar como novo secretário executivo da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife.
.
A partir de agora, padre Fábio vai tocar os projetos da instituição, documentos, contatos e tudo mais que seja necessário para o funcionamento deste braço forte, expressão caritativa importante nas emergências sociais do território arquidiocesano.


Pe. Fabio afirmou que recebe a função de jarra, bacia e toalhas nas mãos, como no lava-pés, para atuar na Cáritas Arquidiocesana. Esse gesto se dá à luz da Doutrina Social da Igreja, da opção preferencial pelos pobres, da promoção da dignidade humana, da justiça social e da ecologia integral, em uma das instituições mais respeitadas no Brasil e no mundo.
No momento da assinatura do termo de posse, as presenças dos chefes dos governos estadual e municipal do Recife, era um sinal das parcerias que serão realizadas com os esses poderes executivos.
Além de secretário executivo da Cáritas, padre Fábio Potiguar é vigário paroquial da Paróquia das Graças, presidente da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, assistente religioso da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese, assessor da Comissão Arquidiocesana para a Ação Sociotransformadora e capelão da Igreja das Fronteiras.
A Cáritas é um dos mais belos serviço de diaconia da Igreja Católica com projetos sociais e ecológicos junto aos mais pobres e nas situações de emergências como as enchentes e secas. Padre Fabio Potiguar foi nomeado como secretário-ex-executivo na Cáritas da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Fonte e Imagens – Pascom AOR