Atualidades: Adolescentes Descobrem Dom Helder
Adolescentes do Marista Escola Social Ir. Rui, localizada no Jardim Progresso, bairro periférico de Ribeirão Preto – SP, apresentaram um trabalho dentro do projeto Ubuntu, desenvolvido pelas áreas de ciências humanas e pastoral e, através dele, descobriram Dom Helder.
Uma das adolescentes que participou do Projeto, Sthefany, entrou em contato conosco, através do Instagram do Dom e falou do Projeto, fez a ponte com o Prof.º Marco Neli que, por solicitação nossa, enviou o projeto para que pudéssemos postar aqui no site Dom Helder Camara Oifical
Para nós é uma alegria ver que adolescentes estão descobrindo Dom Helder e se encantando com ele.
Projeto Ubuntu de diálogo inter-religioso
Trata-se de um evento que perpassa todo o ano letivo e procura estabelecer um diálogo inter-religioso compreendendo a diversidade religiosa e seus fenômenos como inerentes à própria subjetividade humana, suscitando debates e uma compreensão maior e mais aprofundada sobre as diferenças e suas semelhanças.
Estudantes: – 3º ano D – Ensino Médio.
Sthefany Monique Bezerra da Silva
Fabiola Nayara da Silva Santos
Vivianny Cecilia da Silva Souza
Giovanna Maria do Prado Monteiro
Stephany:
De início, a preocupação com o trabalho foi de encontrar algum líder religiosos para pesquisar e apresentar em um seminário em sala de aula, contudo, a medida em que começamos a pesquisar sobre diversos nomes religiosos acabamos encontrando o nome de Dom Helder Camara. Logo nos chamou atenção como ele seguia o seu propósito enquanto religioso, ou seja, ajudar os mais necessitados e os que sofriam pela miséria, indiferença e também os perseguidos politicamente. Este fato nos impactou bastante porque naquela época vivíamos uma ditadura militar e os que se opunham ao regime eram perseguidos. Nesse sentido dom Helder sempre esteve ao lado dos que mais sofriam sem medo daqueles que o ameaçavam. Assim, ao conhecê-lo nos interessamos de imediato e passamos a pesquisar sobre sua história de vida e trajetória de vida.
Giovanna:
Particularmente, Dom Helder Camara foi uma figura que me interessou muito devido a sua atuação durante a Ditadura Militar no Brasil. Tal época conteve muita repressão e muita violação dos direitos humanos, e Dom Helder foi corajoso de se opor ao regime, defendendo os mais vulneráveis que sofriam perseguição militar.
Por conta disso, me sinto grata por ter tido a honra de contar sua história para outras pessoas, mostrando a importância que ele teve ao escolher a empatia e a simplicidade em meio a tantas formas de violência.
Vivianny:
Foram dias e dias fazendo e refazendo o artigo, foi desesperador! Mas ,no último momento de revisão, quando fui pesquisar mais a fundo sobre a trajetória de Dom Helder, fiquei encantada com cada detalhe de sua vida.
O que me marcou não foi só a sua empatia, mas, também, a generosidade que sempre demonstrou ao outro e a coragem em defender seus ideais e a bisca pela justiça social.
Fabíola:
Após fazer minha apresentação sobre a vida de Dom Helder Camara, sinto uma mistura de emoções. Estou confiante por ter tido a oportunidade de compartilhar a história de alguém tão relevante e inspirador. Ao falar sobre sua luta pelos direitos humanos e pela justiça social, percebi como suas ideias ainda são extremamente atuais e necessárias.
Além disso, sou grata por ter podido aprofundar meu conhecimento sobre Dom Hélder. Ele não apenas lutou por um mundo melhor, mas também nos ensinou a importância da solidariedade e da esperança. Sinto que essa apresentação não foi apenas uma tarefa cumprida, mas uma verdadeira oportunidade de conhecimento.
Nossos agradecimentos a essas adolescentes e ao Profº Marco Neli, do Marista Escola Social Ir. Rui, por esse maravilhoso trabalho. E aqui deixamos o convite para que, vindo ao Recife, visitem o Memorial Dom Helder Camara, para conhecer, de perto, onde viveu o nosso grande profeta.