Causos do Dom: Cardeal Leme nomeia Pe. Helder professor universitário porque o considerava um doutor mesmo não tendo título acadêmico
Pe. Ivanir Antonio Rampom
Em 1942, o Cardeal Leme, por meio do Pe. Leonel Franca, fez o Pe. Helder saber que o desejava como professor na nova Universidade Católica.
O padre cearense recorreu ao jesuíta Leonel a fim de que este convencesse o Cardeal da sua incapacidade: deveria dizer a Dom Leme que sempre havia sonhado com uma Universidade Católica na qual fosse aluno; até compreenderia ser nomeado assistente de professor depois que professores estrangeiros já tivessem colocado em andamento a Universidade; e depois, quando assistente, ainda deveria fazer um concurso e vencer a fim de receber uma cátedra. Mas não era possível ser imediatamente professor.
Apesar de toda a argumentação, o Cardeal foi implacável: “Padre Helder não é um principiante, mas um ‘doutor’”.
Desse modo, a partir daquele ano, ele começou a dar aulas de Didática Geral na PUC-RJ e na Faculdade de Filosofia do Instituto Santa Úrsula. Foi também professor de Psicologia para as Irmãs-Professoras (Ursulinas), ajudando-as a compreender a vida e o mundo.
Pe. Ivanir Antonio Rampon
Algumas fontes:
Dom Helder Camara. Le conversioni di un vescovo. Torino: Società Editrice Internazionale. Prefazione di José de Broucker, p. 111. [Original Lés conversions d’évêque: Editions Seuil, 1977].
Ivanir Antonio Rampon, O caminho espiritual de Dom Helder Camara. São Paulo: Paulinas, p. 46, 2013.