Causos do Dom: Seminarista Helder Faz Discurso Empolgante na Despedida do Reitor

Causos do Dom: Seminarista Helder Faz Discurso Empolgante na Despedida do Reitor

O seminarista Helder, além do reverente respeito aos reitores do Seminário da Prainha, foi verdadeiro amigo deles. O primeiro reitor foi o holandês Pe. Guilherme Veassen. Pe. Guilherme tinha vocação missionária e pediu para deixar a reitoria do Seminário a fim de viver mais intensamente a sua vocação. Coube a Helder dizer o “adeus” em nome de todos os seminaristas, através de um discurso empolgante.

Narrando aquele fato, Dom Helder recordava com detalhes do discurso que preparara para tal momento solene de despedida: “Vá, padre, os seus filhos olham o senhor como os filhos dos cruzados olharam partir seus pais… Seguiremos o senhor com nossos olhos… Estaremos com o senhor através do coração…”. E acrescentava: “palavras típicas de um adolescente”.

O missionário dedicou-se a ajudar prostitutas em Moura Brasil. Pe. Veassen faleceu em Fortaleza com 92 anos, 67 de Brasil, quando Dom Helder era Arcebispo Metropolitano de Recife. Ao receber a notícia do falecimento, Dom Helder dedicou parte da 129ª Circular Interconciliar (14/15.1.1965) para meditar a vida deste “santo missionário”: “Quantos retiros, quantos sermões, terá pregado em todo o Nordeste (…)?”

Mais tarde, Dom Helder fará, pelo mundo afora, centenas de discursos empolgantes e proféticos em prol da fraternidade, da justiça, da paz, vivendo a sua vocação de Peregrino da Paz e da Esperança!

Fontes:

Dom Helder Camara. Circulares Interconciliares: de 23/24 de novembro de 1964 a 17/18 de abril de 1965. Recife: CEPE, v. II, t. II (organizador: Zildo Rocha), 2009.

Dom Helder Camara. Le conversioni di um vescovo. Torino: Società Editrice Internazionale. Prefazione di José de Broucker, p. 43-47. [Original Lés conversions d’évêque: Editions Seuil, 1977].

Ivanir Antonio Rampon, O caminho espiritual de Dom Helder Camara. São Paulo: Paulinas, p. 13-16, 2013.

Deixe uma resposta