Causos do Dom: Por causa de um incidente, Helder quase foi expulso da escola

Causos do Dom: Por causa de um incidente, Helder quase foi expulso da escola

Ivanir Antonio Rampon

Quando Helder tinha por volta de 11 anos, ele e seu irmão Mardônio começaram a frequentar as lições de Dona Salomé Cisne a fim de progredirem nos estudos. Helder se distinguia pela inteligência, mas também por ser muito amado pela professora, que incentivava o seu tímido aluno a ser sacerdote.

Um irmão de Salomé havia abandonado o sacerdócio deixando a família muito envergonhada. Para a professora, ajudar Helder a ser padre significava conseguir o perdão para a sua família diante de Deus e da Igreja.

Um único incidente constrangedor aconteceu quando Helder se negou a usar a palmatória em um colega, durante uma competição que consistia no seguinte: um colega fazia uma pergunta para o outro e se este não soubesse responder, receberia uma batida de palmatória. Helder, ao invés de bater, disse: “Sou incapaz de bater em alguém”.

A professora, então, afirmou que ele iria receber o castigo. “Prefiro mil vezes apanhar que bater”, respondeu ele. O clima ficou tenso e Dona Salomé encerrou a aula, dispensando os alunos. Mardônio pensou que seu irmão seria expulso da escola.

Em casa, os dois contaram a verdade aos pais, os quais concordaram plenamente com Helder. Depois que Salomé e a mãe de Helder, Dona Adelaide, conversaram, o menino ficou sabendo por sua mãe que continuaria seus estudos.

Dona Adelaide não concordava com atitudes violentas, era paciente e afetuosa e defendia que não se educa com “tapas”, mas com “boas conversas”, pois os filhos são seres racionais. A postura pacifista de Adelaide é uma das principais raízes daquele que, posteriormente, defendeu “a violência dos pacíficos”, a Ação Justiça e Paz, a cultura da paz; daquele que será chamado mundialmente “O Dom da Paz”!

Fontes

Dom Helder Camara. Le conversioni di um vescovo. Torino: Società Editrice Internazionale. Prefazione di José de Broucker, p. 48-49. [Original Lés conversions d’évêque: Editions Seuil, 1977].

Ivanir Antonio Rampon, O caminho espiritual de Dom Helder Camara. São Paulo: Paulinas, p. 13-16, 2013.

Nelson Piletti e Walter Praxedes, Dom Hélder Câmara: entre o poder e a profecia. São Paulo: Editora Contexto, p. 42-43, 2008.

Deixe uma resposta