Casos do Dom: Dom Helder pede a bênção do Papa a Montini antes dele ser Paulo VI
Começamos hoje uma nova parceria para a postagens dos Causos do Dom. A partir de hoje o nosso novo colaborador nessa Seção de nosso site: o padre Ivanir Antonio Rampon. E ele começa sua colaboração nos enviando um Causo impressionante de profecia de Dom Helder.
No final de 1952, Dom Helder realizou a primeira viagem a Roma depois de eleito Bispo para comunicar ao Monsenhor Montini o êxito da assembleia de fundação da CNBB e conversar sobre passos futuros. O Padre Montini era Subsecretário de Estado de Pio XII. Na conversa, ficou evidente a consolidação de uma grande amizade.
Quando Dom Helder se despediu, Monsenhor Montini apressou-se, impediu que a porta fosse aberta e fez-lhe um pedido inesperado: “Agora, me dê sua primeira bênção de Bispo”. Dom Helder ficou embaraçado e quis retribuir o gesto de humildade do Monsenhor: “Está bem! Dar-lhe-ei minha primeira bênção de Bispo. Mas, como já o vejo vestido de branco, quero receber depois sua primeira bênção de Papa”.
Monsenhor Montini, perturbado, resistiu ao pedido, mas devido à insistência de Dom Helder, cedeu: “Também darei a bênção, mas não de Papa”. Os dois se abençoaram e, ajoelhados e abraçados, rezaram o Pai-nosso.
Onze anos depois, a previsão de Dom Helder se realizaria. Esta “foi a única bênção dada pelo ‘Papa Paulo VI’ antes de ser Paulo VI”.
Algumas fontes
Ivanir Antonio Rampon, O Caminho Espiritual de Dom Helder Camara, p. 61.
Ivanir Antonio Rampon, Paulo VI e Dom Helder Camara – exemplo de uma amizade espiritual, p. 30-31.
Marcos de Castro, Dom Helder: misticismo e santidade, p. 94.
Nelson Piletti e Walter Praxedes, Dom Hélder Câmara: entre o poder e a profecia, p. 198.
Um comentário sobre “Casos do Dom: Dom Helder pede a bênção do Papa a Montini antes dele ser Paulo VI”
Os santos são assim mesmo, um enaltece o outro na maior simplicidade e humildade.