Atualidades: O que Vai Acontecer e o que Já Aconteceu
Vai Acontecer
IDHeC Irá Receber Comenda do Senado Federal
Foi com muita alegria que o IDHeC recebeu a notícia, da senadora Teresa Leitão, que será agraciado com a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Camara.
A Comenda é destinada a agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil. E o nome do IDHeC foi indicado como um reconhecimento do trabalho que realiza, ao preservar e transmitir a história de lutas pelos direitos humanos no Brasil.
Foi criada por meio da Resolução nº 14, de 2010,[1] a partir do Projeto de Resolução do Senado nº 62, de 2008, apresentada pelo senador José Nery e outros senadores. A comenda leva o nome do arcebispo emérito de Olinda e Recife Dom Helder Camara, que, como sabemos, ficou conhecido por sua atuação na defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.
É conferida a cinco personalidades, anualmente, durante sessão do Senado Federal especialmente convocada para esse fim, no mês de dezembro.
Podem indicar candidatos à comenda: entidades governamentais e não governamentais de âmbito nacional que desenvolvam atividades relacionadas à defesa e promoção dos direitos humanos; senadores e deputados federais.
As indicações à escolha dos agraciados são apreciadas pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Cemara, composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal.
Ao lado do IDHeC serão agraciados esse ano: Antônio Augusto Caçado Trindade (in memorian), Senador Paulo Paim, Rafael Régis de Azevedo e o ministro Sílvio Almeida.
A entrega solene dessa premiação será feita no Plenário do Senado Federal, dia 10 de julho, próxima quarta-feira, às 10h e poderá ser acompanhado através do canal da TV Senado no youtube.
SERVIÇO
Quando: Quarta-Feira – 10.7.24
Onde: Plenário do Senado Federal
Hora: 10h da Manhã
Aconteceu
Casa de Frei Francisco
Na tarde do dia 1º de julho, segunda-feira passada, os educadores Elisângela, Nicolas e Rebeca, estagiária de psicologia da Casa de Frei Francisco, participam do debate sobre as estratégias e desafios do trabalho Infantil, na sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil-PE.
E a manhã do dia 4 de julho foi bem diferente e espcial para os meninos e meninas da Casa de Frei Francisco e que frequentam a Colônia de Férias.
A manhã foi dedicada a conhecer um pouco mais sobre Dom Helder Camara, começando por uma visita guiada ao Chão do Dom, em uma visita guiada, conduzida por Irmã Vanda.
Ao deixar o Memorial onde Dom Helder viveu por 31 anos, os meninos e meninas da CFF foram para a Catedral da Sé, conhecer o local onde Dom Helder está sepultado. Dessa vez foram conduzidos por uma guia turístico do local, o qual acompanharam atentamente.
Conheceram também o projeto do “jardim do Dom” que está sendo feito na Sé, que irá reproduzir o jardim existente na Casa Museu.
Mais uma visita das Escolas Municioais do Recife
No último dia 7 de julho foi a vez da Escola Municipal Paulo VI fazer a visita ao Memorial Dom Helder Camara.
Acompanhados dos professores e responspaveis, os alunos foram recebidos e conduzidos por Sérgio Menezes, Vanúzia Brito e por Sílvia Meneses.
Café do Chão do Dom
Nesse domingo, 7 de julho, aconteceu a segunda edição do Cafezinho Domingo no Chão do Dom. Com o objetivo de uma maior aproximação com os associados e associadas do IDHeC, tomar um cafezinho juntos pode ser uma excelengte opção para a manhã domingo.
Um bom papo em ótima companhia, um delicioso cafezinho, visita opcional ao Memorial do Dom e a participação da missa dominical, celebrada pelo capelão das Fronteiras, Pe. Fabio Potiguar dos Santos e pelo Pe. José Augusto Esteves.
O Cafezinho no Chão do Dom acontece todo primeiro domingo do mês, a partir das 9h30 da manhã, no espaço Dom José Lamartine, o terraço das Fronteiras.