A Associação Trapeiros de Emaús precisa de Nossa Ajuda
O ano era 1996. O evento: celebração dos 65 anos de ordenação de Dom Helder Camara. A vinda de Abbé Pierre para participar das homenagens ao amigo, tinha também um outro motivo que mudou, de maneira significativa, a vida de muitas pessoas em Recife: o nascimento da organização sem fins lucrativos TRAPEIROS DE EMAÚS.
O Movimento Emaús surgiu após 2ª Guerra Mundial, em 1949, na França que, ao lado dos demais países europeus, sofria com o Pós-guerra, havendo, entre outros graves problemas, um sério problema habitacional. Os trabalhadores moravam nas ruas, e sofriam com as baixas temperaturas do inverno. Foi em meio desta realidade que um jovem padre decidiu lutar em nome dos mais sofridos. A princípio, este jovem padre conhecido como Abbé Pierre, obteve um cargo político de deputado e com o seu salário mantinha um casarão onde abrigava várias famílias.
A Associação dos Trapeiros de Emaús ou simplesmente “Trapeiros de Emaús”, como é mais conhecida, foi fundada, em Recife, por Luis Tenderini e Dom Helder Camara. É filiada a Emaús Internacional, Movimento fundado na França pelo Abbe Pierre, em 1949, sendo uma das mais de 400 comunidades Emaús espalhadas em 40 países do mundo.
Entretanto com o final do seu mandato não havia mais condições financeiras de manter o casarão. Em meio a possibilidade de ter que fechar o casarão, um dos moradores teve um ideia que beneficiou a todos que ali moravam e a muitos outros mais: gerar renda com o trabalho de coleta, classificação e venda de materiais recicláveis. A ideia reuniu pessoas de
A instituição realiza um trabalho de coleta de objetos em desuso, recuperação dos mesmos em oficinas de reparo, e venda a preços simbólicos, em bazares comunitários.
Possui Título de Utilidade Pública Municipal, concedido pela Câmara de Vereadores do Recife, além de diversos outros títulos e prêmios.
A Escola de Educação Profissional Luis Tenderini faz parte dos Trapeiros de Emaús, em Recife. Inaugurada em 2009, oferta cursos de educação profissional: Informática (Manutenção de Micros), Corte e costura, Cabelereiro, Espanhol, Pacote office, Empreendedorismo, Refrigeração e climatização comercial. Todos são destinados a adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social e são 100% gratuitos.
São duzentas vagas ofertadas por ano, cem por semestre, numa estrutura que possui um espaço de 713m² de área construída, com 6 salas de aula, uma sala de seminário, um laboratório de informática, uma cantina e dois banheiros, além de uma sala de professores e de coordenação.
Só que hoje este trabalho tão importante está ameaçado. A maior parte dos custos é bancada pela própria associação, mas sempre houve complementos de doações, principalmente internacionais. E desde o falecimento de Tenderini, em 2022, existe uma dificuldade maior para recebermos esse tipo de ajuda financeira.
Emaús precisa manter a partilha, que é a renda dos colaboradores (da livraria, oficinas de informática e refrigeração, reciclagem, rouparia, atendimento, motoristas e ajudantes), gestores, professores e coordenadores da escola, além de todas as outras despesas de manutenção do galpão, da escola e da casa da comunidade. Estamos com dificuldade até mesmo para manter a regularidade das coletas, por conta da manutenção dos caminhões.
Enfim, a Associação está em busca de um respiro para nos reorganizarmos e seguirmos. Emaús é um meio de sustento pra dezenas de famílias, mas é também muito importante para a comunidade e para o meio ambiente.
Está sendo lançado uma vaquinha com meta de R$ 100.000,00 (estão com atraso de 40.000,00 na partilha, além de diversas outras pendências).
DOAÇÕES
As doações podem ser feitas via diretamente via pix, através da chave 81 981891141, e também pelo link abaixo:
Os Trapeiros de Emaús contam com toda a ajuda que for possível e também com a divulgação. Antecipadamente agradecem a colaboração e a participação de todos e todas.
Os Trapeiros de Emaús contam com toda a ajuda que for possível e também com a divulgação. Antecipadamente agradecem a colaboração e a participação de todos e todas.