Causos do Dom: O Papa Não Sabia
Prof. Martinho Condini
Eu morava em Fortaleza, e os padres lazaristas estudavam no ITER. Quando em 1989 o ITER foi fechado, eu tive que ir à Recife para ver como íamos proceder daqui para frente.
Em uma dessas visitas eu tive um momento para visitar Dom Helder. Foi um dos primeiros encontros rápidos que tive com ele, e foi talvez, o que mais me impressionou.
Chegando na casa dele, eu vi ele no quarto de trás, Dom sentado em sua rede cearense, ele estava chorando. Então perguntei:
– Dom, o senhor está chorando por quê?
Ele me respondeu:
– O Papa não sabia.
Naquele tempo o Papa era João Paulo II.
Aquilo me impressionou demais, porque a gente tinha aquela imagem, daquele que falava com largos gestos, aquele dava coragem a todo mundo.
Mas ali, eu vi um homem como se fosse um pouco quebrado, um homem triste por algo que ele mesmo havia construído ao longo dos anos, e que de repente não existia mais , aquele instituto de teologia, instituto aquele que estudaram seminaristas de várias congregações e de algumas dioceses, e que foi um instituto que podia contar com grandes professores.
Então aquela imagem ficou na minha cabeça. Dom Helder chorando por algo que lamentavelmente ele não podia mais continuar. Vi Dom Helder na fragilidade humana.
Depoimento de Geraldo Frencken, para o Memória Viva do Instituto Dom Helder Camara.