ATUALIDADES – 18.3.2024
Hoje é dia de deixar vocês por dentro das novidades da semana que passou.
Vamos começar falando das visitas e reuniões da semana.
Prestação de Contas
Na quarta-feira, 13 de março, foi dia de prestação de contas na Alepe, que mantém um convênio com o IDHeC e que presta uma enorme colaboração na manutenção da Casa de Frei Francisco.
Visita da diretoria à Casa de Frei Francisco
Na última sexta-feira, 15 de março, as diretoras do IDHeC, Virgínia Pimentel e Nomândia Medeiros fizeram uma visita à CFF e se reuniram com os funcionários para uma conversa sobre o novo ano letivo.
E, hoje, 18 de março, foi a vez do setor administrativo do IDHeC, que funciona na sede, na rua Henrique Dias, fazer uma visita à CFF, para uma maior integração entre os que trabalham na sede e os que trabalham na CFF. Sobretudo porque tanto em um local, quanto o outro, novos funcionários chegaram e essa integração é muito importante para a qualidade do trabalho geral.
Visita ao Memorial
Nesse domingo, 17 de março, o Memorial recebeu a visita do Prof. George Santos, guiado por Verônica Moraes. Ele é professor de história em Palmares e policial civil em Xexéu e mora em Caruaru. Ele quer fazer um projeto para dar o nome de Dom Helder a rua em Xexéu, cidade que fica na Mata Sul do estado de Pernambuco.
Brigada Com Helder Camara
Vejam a surpresa ao nos depararmos com uma comitiva, usando essas camisas da foto abaixo, em uma demonstração de que o nome de Dom Helder está sempre onde houver a luta pela inclusão social.
Homenagem à Luta das Mulheres
E agora vamos falar sobre a homenagem que três mulheres do IDHeC participaram, na última quinta-feira, dia 14 de março, data muito forte para os que lutam pela justiça e por um Brasil melhor. Dia 14 de março fez seis anos do assassinato de Marielle e de Anderson.
E foi essa data que a poeta e associada do IDHeC, Cida Pedrosa, escolheu para convidar 43 mulheres a ocupar as cadeiras do plenário da Câmara Municipal do Recife.
Ativistas, professoras, artistas, jornalistas, advogadas, políticas, educadoras, líderes religiosas, profissionais da saúde e das mais variadas profissões, tiveram reconhecida a sua luta em prol da igualdade dos direitos, de gênero e, acima de tudo, a luta por justiça, em sua plenitude.
De jovens a jovens há mais tempo, a homenagem chegou a todas as idades.
Desde a jovem cantora Larissa Lisboa, dona de uma belíssima voz à
educadora Myrtha Magalhães, que completou 90 anos no dia 11 de março, e que teve o seu trabalho reconhecido, levando conhecimento, sobretudo na área da literatura, por mais de sete décadas.
O Programa Futuras Cientistas, uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), também foi destacado durante a solenidade, na pessoa de Giovanna Machado, diretora do CETENE e idealizadora do programa.
Em 2023, a presidente do Conselho Curador do IDHeC, irmã Vanda Araujo foi uma das homenageadas. Esse ano, foram três mulheres que levaram a presença do IDHeC ao plenário da CMR: Virgínia Pimental, diretora executiva, Geralda Farias, membro do Conselho Fiscal e Rejane Menezes, coordenadora de Comunicação.
As homenageadas receberam um certificado e um presente: uma pequena escultura produzida pela cooperativa de mulheres empreendedoras.
Parabéns a Cida Pedrosa por essa iniciativa de homenagear e divulgar as diversas lutas que as mulheres enfrentam em seu dia a dia.
O IDHeC se fez presente :Os diretores Manoel Moraes e Normândia Medeiros, o capelão das Fronteiras Pe. Fabio Potiguar dos Santos, a conselheira Laura Souza, os associadosênio Castellar e Sérgio Menezes e as colaboradoras do IDHeC: Val Lucena, Rosa, Verônica e Sílvia
Para assistir à solenidade é só clicar
Festa de São José
Depois de algum tempo fechada, em obras, a Matriz de São José volta a funcionar e recebe Dom Paulo Jacksom para o segundo dia do tríduo de preparação dos festejos ao seu padroeiro São José.
Dom Paulo presidiu a celebração eucarística, que foi concelebrada por Pe. José Augusto, Pe. David Mons. Josivaldo, Dom Bruno e Pe. Cesar.
Virginia Pimentel, Normândia Medeiros e Rejane Menezes, estiveram presentes à celebração, bem como Teresa Duere e a vice-governadora Priscila Krause.
Após a celebração, uma breve ida à sacristia para cumprimentar os celebrantes.
Os festejos tiveram início no sábado 16 e vão até amanhã, dia 19 de março, com a realização de cinco missas. A quermesse também continua até amanhã.
Confira no card abaixo, os horários das missas.