Causos do Dom: É Indispensável Crer para Ter Esperança?
Prof. Martinho Condini
Perguntaram para Dom Helder:
Meus amigos desculpem-me se por ventura lhes dei a impressão que apenas os crentes, os cristãos podem trabalhar por um mundo melhor. Não é assim que penso de modo algum.
Quando eu olho em torno de mim, logo percebo que nem todos os que se dizem crentes tem a esperança verdadeira de paz, de justiça e felicidade para os homens que vivem neste mundo de risco e incertezas.
Ao passo que muitos daqueles que em nada creem que sequer reconhecem a existência de Deus estão dispostas a participar do combate da esperança sem receio de colocar suas próprias vidas em jogo.
Ensinaram-me na juventude que não se é cristão apenas pelo batismo, pela comunhão, pela profissão de fé, pela prática dos sacramentos da igreja, mas também pela vivência autêntica do que dispõe o segundo mandamento “amará o próximo como a ti mesmo”, ainda que homens e mulheres que o pratiquem percebam que se trata do segundo mandamento de Deus, pois ignoram o primeiro.
A esses seres humanos classificamos como “cristãos pelas atitudes”.
O primeiro que conheci, respeitei e amei foi meu pai.
Rádio FM Dom Bosco 96.1. Programa Ação Dom Bosco – Coluna semanal Dom da Paz – 11h ás 12h 17.12.2023. Apresentado por Geraldo Frencken.