Causos do Dom: Passou no Vestibular
Prof. Martinho Condini
Michelle, moradora da periferia do Recife, jovem pobre que sonhava entrar na universidade, ouviu sua mãe falar que não tinha mais esperança em vê-la passar no vestibular. Já era a segunda tentativa. Como andava bastante triste resolveu procurar Dom Helder para uma conversa. Ele aconselhou-a a estudar mais, além de “pedir a Jesus para iluminar sua mente no dia da prova”. Antes da despedida, uma foto para registrar o momento.
Em 1999, foi o vestibular, mas, desta vez tinha certeza que seria diferente. Ao sair de casa, em tom de brincadeira, pegou a foto que estava bem guardada num porta-retratos na cabeceira da cama, e pediu:
– Meu amigo, chegou a hora da minha vida ou crucifixão. Você vai ter que fazer essa prova por mim.
Neste momento, o porta retratos escorregou de suas mãos e caiu no chão, quebrando o vidro. Acreditou que fosse “um aviso” e colocou a foto na bolsa nos três dias de prova. Sempre repetia ao final de cada exame: “meu amigo Helder, será que conseguimos? ”.
Michele passou no vestibular e cursou a universidade. Hoje tem certeza que Dom, seu amigo eterno como gosta de afirmar, fez a prova por ela.
FILHO, Félix. Além das Ideias: histórias de vida de Dom Helder Camara. 1ª reimpressão. Recife. Cepe. 2016. p.104-105