Atualidades: Sob as Bênçãos do Dom: 2024 Promete Ser Tudo de Bom

Atualidades: Sob as Bênçãos do Dom: 2024 Promete Ser Tudo de Bom

O ano de 2024 promete ser um ano com muitas novidades boas para o IDHeC.

Instituição sem fins lucrativos e que tem por missão preservar e divulgar o legado de Dom Helder, o IDHeC, após 40 anos de fundação, ainda se depara com dificuldades financeiras para se manter de pé.

Infelizmente as doações não são suficientes para manter toda a estrutura da sede e da Casa de Frei Francisco e são os convênios e parcerias que vêm mantendo o Instituto de pé.

A primeira boa notícia do ano foi a emenda parlamentar concedida ao IDHeC através do deputado João Paulo, que vai ajudar na manutenção do conjunto Memorial Dom Helder Camara.

No domingo, 21 de janeiro, duas boas notícias: a assinatura de uma cooperação técnica entre o IDHeC e a Prefeitura da Cidade do Recife e uma segunda emenda parlamentar, através do deputado Waldemar Borges, que será destinada a atividades educativas, culturais e profissionalizantes junto às crianças e adolescentes da Casa de Frei Francisco.

São três aportes financeiros importantes para a manutenção do IDHeC. O Memorial precisa de revisão e reparos constantes e a Casa de Frei Francisco, com esse reforço financeira, poderá oferecer um trabalho ainda melhor para os atendidos por ela.

A Cooperação Técnica com a PCR  foi assinada, diante de uma igreja lotada, ao final da celebração Eucarística dominical, pela diretora Executiva Virgínia Pimentel. Pela PCR assinaram o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Canuto e o prefeito João Campos.

Durante a celebração, em sua homilia, o Pe. Fabio dos Santos Potiguar, capelão das Fronteiras fez um resumo da importância da preservação da memória e o trabalho que o IDHeC realiza.

A Cooperação Técnica assinada terá um investimento em torno de R$ 300 mil reais, utilizados ao longo de 12 meses e que serão utilizados com a manutenção das atividades e de preservação de todo o acervo, incluindo o custeio do pagamento do historiador, da bibliotecária e da  coordenadora de projetos para a manutenção do IDHeC.

O prefeito João Campos, em sua fala, disse que “Toda vez que venho na Igreja das Fronteiras tenho um sentimento de muita emoção porque a história que me trouxe até aqui tem muita ligação forte com Dom Helder. Meu avô, Dr. Cyro, foi médico do arcebispo e, através dele, tive a oportunidade, enquanto criança, de ouvir muitos testemunhos sobre a convivência dos dois. Dom Helder foi uma testemunha prática do Evangelho de Jesus Cristo, então não poderia deixar de estar aqui hoje, representando a nossa cidade, para garantir a preservação de todo o seu legado, sua manutenção e dar prioridade a isso. Quem pratica e acredita nos direitos humanos sabe que Dom Helder Camara está muito além da Igreja Católica e precisamos apresentar sua história à minha geração e a que veio depois”.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos esteve presente à assinatura e disse “Considero que o Instituto Dom Helder e tudo que ele representa é muito contemporâneo, é uma necessidade hoje para o tempo que nós vivemos, de negacionismo e intolerância no nosso País. Não podemos voltar para trás, precisamos avançar como um povo único, que pode conviver com as diferenças com civilidade. E eu penso que Dom Helder é um desses grandes brasileiros, que tiveram uma vida dedicada ao amor ao próximo e à compaixão, então precisamos difundir sua memória e palavra”.

Para o presidente da FCCR, Marcelo Canuto “O acervo é riquíssimo e contém vídeos, escritos e os bens pessoais de Dom Helder, o que faz necessário preservar, acima de tudo, a memória e toda a vida do arcebispo que foi dedicado aos mais humildes, à igreja e aos pobres. Portanto, essa parceria com a Prefeitura do Recife reforça e prioriza essa necessidade”.

Segundo a diretora executiva do IDHeC, Virgínia Pimentel “A parceria entre o Instituto Dom Helder Câmara e a Prefeitura é muito feliz e fundamental para a manutenção do memorial, a manutenção de todos os seus escritos, legados, livros, discursos, filmes, como também são permanentes. Então, o Instituto Dom Helder Câmara fica muito contente, muito feliz e tenho certeza que a preservação da memória de Dom Helder Câmara é fundamental para a democracia.”

Uma presença que fez falta no momento foi a de Severino Pessoa que participou desse o início das negociações desse convênio e que, desde sempre, é uma força para o IDHeC.

Após a assinatura do convênio, a cantora Cylene Araújo, associada do IDHeC, presentou a todos cantando, à capela, Madeira do Rosarinho, levando os presentes a se animarem e a cantarem também.

O IDHeC conta também com uma parceria com o governo do Estado, através da FUNDARPE, por uma lei de subvenção.

FOTOS DA CELEBRAÇÃO E ASSINATURA DO CONVÊNIO – @vitoriaclick

Após a celebração e assinatura da Cooperação, a ministra Luciana Santos fez uma visita ao Memorial Dom Helder Camara, ao lado do deputado Waldemar Borges. A visita foi conduzida pela presidente do Conselho, Irmã Vanda, pela vice-presidente Beth Barbosa e pelo capelão, Pe. Fabio.

FOTOS VISITA?MINISTRA LUCIANA SANTOS AO MEMORIAL – DIEGO GALBA

Não podemos encerrar a nossa narrativa do que de bom aconteceu nesse ano de 2024, sem mencionar a apresentação maravilhosa da Sinfonia dos Dois Mundos, por iniciativa de Fafá de Belém. Confira a matéria: A Homenagem Que Virou Sinfonia

E agora uma galeria de fotos dos vários momentos desse domingo, 21 de janeiro de 2024

Para encerrar convidamos a todos e todas para, no dia 7 de fevereiro, às 19h, vir celebrar com a gente os 115 anos do nascimento de Dom Helder e os 40 anos de fundação da Obras de Frei Francisco e da Casa de Frei Francisco, iniciando com uma celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Fernando Saburido. Anote m sua agenda.

Deixe uma resposta