Atualidades: E Lá Se Vai 2023

Atualidades: E Lá Se Vai 2023

Tu Que Nos Vês

mais do que nos vemos

? incomparavelmente mais ­

entendes

o sentido profundo

do desejo de meu Povo

de roupa nova,

pra romper o Ano Novo;

Pressentem, intuem, adivinham

os pequenos, os humildes

a necessidade

de coração novo

e alma nova

para a caminhada que se abre

? quem sabe?

a reta final!?…”

Recife, 31.12.74/1.1.1975 – Dom Helder Camara

Encerramento das Atividades de 2023

O ano de 2023 se aproxima de seu final. Há uma semana de dar lugar ao novo ano, que já se apresenta à nossa porta, 2023 vai se despedindo, espalhando retrospectivas, balanços, avaliações e, acima de tudo, deixando expectativas e esperança de que o que não de certo nele, dará em 2024.

Casa de Frei Francisco

Vamos falar do encerramento das atividades de 2023 da Casa de Frei Francisco, cujo funcionamento é uma prova real de que sonhos podem ser realizados e que, uma pequena pausa nos trabalhos, é apenas para reabastecer as energias e voltar, em 2024 com mais garra e alegria.

No dia 20 de dezembro com a presença das crianças e adolescentes da Casa, suas famílias, funcionários e diretoria e Conselho do IDHeC, os trabalhos foram encerrados.

Houve a apresentação do Auto de Natal, criado pelo associado Ivan Melo e preparado pelos monitores Magda Alves e Vítor Moraes.

Foi uma bela apresentação que, com certeza, deu alegria e orgulho aos familiares dos que participaram do Auto.

E, no meio da festa, no salão, uma árvore de Natal chamava a atenção de todos e todas. O motivo? A árvore era feita interiamente de livros.

Quem acompanha de perto o trabalho realizado pela Casa de Frei Francisco, tem como perceber a evolução dos meninos e meninas que frequentam a Casa. São várias oficinas oferecidas, na área de informática, música, leitura, entre outras, que preparam cidadãos e cidadãs, para o mundo trabalho e, acima de tudo, para a vida. São mais de 400 jovens que ingressaram no projeto Jovem Aprendiz, vários dos quais foram contratados pelas próprias empresas do Projeto.

Um dos belos momento do evento foi o depoimento de um dos professores da CFF, Nicholas, que encantou e comoveu aos presentes.

E 2023, com a monitoria de Educação musical e leitura, foi ampliado o universo dos jovens, onde muitos se descobriram músicos natos, seja tocando um instrumento, seja cantando ou interpretando.

Que 2024 chegue ainda mais cheio de esperança e de sonhos a serem realizados.

Grupo da Oficina de Sandálias da Pastoral da População em Situação de Rua, e Cursilhistas.

Nesse mesmo dia foram entregues as sandálias de um projeto realizado pelo Cursilho, coordenado por Ivan Melo, que teve duas vertentes importantes: comprar produtos produzidos pelas oficinas das Pessoas em Situação de Rua e, a entrega desses produtos, aos jovens da Casa de Frei Francisco.

O Cursilho promoveu uma campanha de arrecadação de recursos e, com o resultado da campanha, encomendou cem pares de sandálias, que foram entregues no dia 20.

Foi um belo momento de confraternização, celebração e alegria.

E lá se vai 2023

Ainda não foi feito um balanço oficial do ano de 2023 pelo IDHeC. Mas, pelo que se pode avaliar, ainda que por cima, foi um ano que vai deixar um saldo positivo, no sentido do que se planejou e do que se conseguiu realizar.

Claro que houve perdas, coisas que não conseguiram se concretizar, mas, definitivamente, há muito o que comemorar, no sentido dos esforços realizados e do que foi conquistado.

No dia 22 de dezembro foi a vez do IDHeC reunir, na sede a diretoria, presidência e vice do Conselho Curador, funcionários e funcionárias, estagiárias, monitores e colaboradores, em um café da manhã.

O momento foi aberto por Pe Fabio,?com a leitura do Evangelho.

Em seguida foi exibido um vídeo coma retrospectiva 2023, produzido pela Comunicação do IDHeC, mostrando os acontecimentos do ano, entre eles, o calendário 2024 e o quiosque no Tacaruna.

Com algumas ausências por motivo de saúde, como Lucinha e Normândia ou por não estar em Recife, como Rejane, que participou via whatsapp, a confraternização foi um momento não apenas de rever o que foi feito, mas de reforço nos laços que unem a todos e todas ali presentes, em um só objetivo: preservar e divulgar a vida e a obra de Dom Helder e de procurar realizar o seu sonho de proporcionar aos jovens uma vida mais digna e o direito de sonhar e ir em busca de seu próprio futuro.

Encerramos deixando para vocês um pouco do encantamento de Vítor Moraes no bandolim

Cebração de Natal

No dia 25 de dezembro, àa 11 horas da manhã, foi celebrada, nas Fronteiras, a missa de Natal, pelo Pe. Fabio Potiguar, capelão das Fronteiras.

Deixamos aqui algumas imagens da celebração.

Deixe uma resposta