Causos do Dom: Encontro com a Prostituta
O vento forte, a chuva intensa e o frio não impediram que Dom Helder deixasse sua casa, tarde da noite, para visitar um doente. Havia recebido o pedido de uma família que não poderia faltar. Na rua, não encontrou táxi circulando com facilidade. Eles demoravam muito a aparecer na chuva, cada vez mais forte, e o incomodava demais. Mesmo assim não cogitou desistir, afinal, tinha pressa em atender ao chamado de uma pessoa aflita, precisando de sua presença. De longe avistou um táxi, mas como estava ocupado nem pensou em chama-lo para pedir uma ajuda naquele momento. Entretanto, o carro lentamente se aproximou da calçada e, de dentro do veículo, uma voz de mulher lhe ofereceu ajuda.
– Dom Helder, o senhor não quer seguir neste táxi?
Como tinha pressa, aceitou de imediato o convite. A mulher, então, desceu do carro deixando-o disponível para o bispo. Mas ele não permitiu.
– De jeito nenhum – disse-lhe – não quer incomodá-la!
– Mas faço questão de descer, insistiu a mulher descendo do táxi.
Compreendeu tudo. Era uma prostituta que, num gesto delicado, procurava não comprometê-lo. Adotou uma atitude firme.
– De modo algum! Somos todos irmãos. Faço questão de sentar ao seu lado.
No caminho, a mulher resolver falar da sua vida.
– Foi Nossa Senhora que o enviou. Ontem, como sabe, foi o dia da festa com que a homenageamos. Eu estou muito doente e posso morrer de um momento para outro, por isso, implorei a Nossa Senhora que me arranjasse um encontro com o senhor. Olhe aqui, tenho comigo seis sacolas, em cada uma delas há um retrato seu! Eu não mereço, mas, em nome do meu pastor, lhe rogo piedade para mim!
Ele ficou comovido com a humildade e fé daquela senhora que acabara de encontrar na noite chuvosa. Lembrou-se, imediatamente, do encontro de Jesus Cristo com a mulher pecadora. Agradava-lhe a ideia de vê-la transformada numa espécie de apóstola, ao regressar par a sua aldeia e anunciar a vinda do Messias. “É triste e terrível vida que levam. A coitada nem se julga digna de encaminhar por si mesma uma prece ao céu. Garrava-se ao seu pastor”, pensou. Disse-lhe então:
– Antes de lhe dar a minha resposta, gostaria de mostrar uma passagem do Evangelho de Jesus Cristo:
E apontou para o trecho onde se diz que “as prostitutas os precederão no reino dos céus”.
FILHO, Félix. Além das Ideias: histórias de vida de Dom Helder Camara. 1ª reimpressão. Recife. Cepe. 2016. p.80 -81.