Causos do Dom: O lugar Mais Surpreendente do Mundo
Prof. Martinho Condini
Em 1989, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) fez uma homenagem a Dom Helder pelos seus 80 anos, lembrando que a PUCSP já havia dado a Dom Helder o título de Doutor Honoris Causa em 1982 (primeira universidade a dar o título de Doutor Honoris Causa a Dom Helder no Brasil). O professor Alípio Casali, professor da PUCSP estava em Recife, em fevereiro de 1989 e fez o convite a Dom Helder, que prontamente aceitou a homenagem.
No dia e horário combinado, o professor Alípio Casali, foi buscá-lo no aeroporto internacional de Guarulhos.
O professor Alípio ao encontrar com Dom Helder quis pegar a sua maleta, mas Dom Helder não admitia que ninguém carregasse a sua maleta.
Dom Helder estava sorridente e disse ao professor Alípio:
– Estou sorridente porque um dos lugares que eu mais aprecio é um aeroporto, principalmente se for um aeroporto internacional.
O professor Alípio perguntou porquê? E Dom Helder respondeu:
– Porque aqui a humanidade está em trânsito, gente pra lá, gente pra cá, é o lugar mais surpreendente do mundo, a gente encontra as pessoas mais surpreendentes nas circunstâncias mais surpreendentes.
(Este Causo do Dom Prof. Alípio Casali me contou em 2007, quando eu era o seu orientando no doutoramento no programa Educação: currículo na PUCSP)
*Alípio Casali é professor titular da PUCSP e atualmente é o coordenador do programa de pós-graduação Educação: currículo.