Atualidades
No Atualidades de hoje temos vários assuntos para mostrar para vocês. Vamos nos atualizar com as atividades do IDHeC?
Título de Cidadão do Recife para o monge Marcelo Barros
No último dia 26 de setembro o filho de Camaragibe, Marcelo Barros, recebeu o título de Cidadão da Cidade do Recife, através do Decreto Legislativo nº 1.077/2023, de autoria da vereadora Liana Cirne.
Foi um momento de muita emoção e homenagens, com representantes de várias instituições presentes, para celebrar com o monge Marcelo, aquele momento.
O IDHeC foi representado por seu diretor cultural, Manoel Moraes e pelos associados e Conselheiros Marcelo Santacruz, Laura Souza e Sérgio Menezes.
Nossos mais sinceros parabéns ao monge Marcelo Barros e nossa imensa alegria pela justa homenagem.
Casa de Frei Francisco
Também no dia 26 de setembro a diretora-secretária do IDHeC, Verônica Freitas, iniciou um trabalho com as crianças e adolescentes da Casa de Frei Francisco, cujo tema do primeiro encontro foi: Conhecer a Si e aos Outros.
A proposta desse Encontro foi promover uma maior integração entre os participantes da CFF e, a partir daí, realizar atividades diversas, incluindo a descoberta de cada um, cada uma, do que pretende ser em um futuro próximo.
A primeira dinâmica realizada foi Procurando um coração, com o objetivo de levar os alunos a se conhecerem melhor. Desenvolver o relacionamento interpessoal e a comunicação.
Ao som de uma música, houve a distribuição de corações divididos de foram aleatória e os participantes deveriam sair em busca do par que completaria o seu coração.
Quando todos encontraram seus pares, Verônica parou a música e orientou que os participantes conversassem com seu par. Caso não se conhecessem deveriam perguntar o nome, idade etc e também apresentar o seu par para turma.
Após o encontro das metades e as devidas apresentações, foi feita uma reflexão com os participantes, com algumas perguntas como: Como se sentiram durante a atividade?
Foi possível conhecer um pouco mais os colegas?
Tiveram dificuldades de encontrar o seu par?
A ideia da atividade foi mostrar que sozinhos somos incompletos, precisamos ter colegas, amigos, pessoas ao nosso lado. Para isso é importante respeitarmos os colegas, sermos companheiros e colaborarmos uns com os outros.
Esse foi um primeiro encontro de vários que estão planejados por Verônica, para colaborar na integração das crianças e adolescentes da CFF.
Assembleia Geral Extraordinária
No dia 28 de Setembro de 2023 realizou-se, no Espaço Dom José Lamartine a Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela presidente do Conselho Curador, Irmã Maria Vanda Araujo, com pauta única para eleição de membro do Conselho Curador para preenchimento da vaga deixada por Verônica Freitas, que, no dia 1º de Maio tomou posse como Diretora Secretária do IDHeC.
A eleição transcorreu de forma tranquila e, por unanimidade dos presentes , foi eleita para o cargo de Conselheira, com mandato até o ano de 2026, a associada Sara Tenderini.
Parabéns à nova Conselheira por sua eleição e ao Conselho por sua nova conselheira.
Parceria com o HOPE
No ultimo dia 29 de Setembro em um aparceira com o HOPE, a Casa de Frei Francisco recebeu a Equipe Afeto que doou alimentos e artigos de higiene para as crianças e adolescentes que integram a Casa de Frei Francisco e suas família.
O IDHeC, através da CFF agradece a -Kátia Wanderley, Carla Santos,Cássia Morgana, Lílian Carla, Débora Rafaelli, Esther Firmário, Priscila Jamile, Lucas Nunes, Patrícia Penas e Joana Nascimento
O IDHeC, através de seu braço social, a Casa de Frei Francisco, agradece à Equipe Afeto e espera poder contar sempre com essa parceria.
Visitas ao Memorial Dom Helder Camara
O Memorial Dom Helder Camara continua aberto à visitação, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h e, aos domingos, das 9h às 13h, com visita guiada.
Não é necessário marcar. A entrada é gratuita.
Conhecer o Chão do Dom é uma experiência única. Para quem ainda não conhece ou para quem quer rever, é só chegar e se encantar com a vida de Dom Helder.
E as visitas continuam. Abaixo alguns registros das visitas mais recentes.
Visita à Fundarpe
Na terça-feira, 03 de outubro, o IDHeC fez uma visita à Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histpórico e Artístico de Pernambuco, parceira de mais de dez anos, grande incentivadora e apoiadora dos eventos culturais do IDHeC, bem como em outras atividades.
A Equipe que fez a visita foi composta pelos diretores Virgínia Pimentel, Normândia Medeiros, Verônica Freitas e Edelomar Barbosa e pela coordenadora de Comunicação Rejane Menezes.
A equipe foi recebida pelo advogado do setor de subvenções Lameque Nascimento e pela assessora da vice-presidência Germana Siqueira para, em seguida, ser conduzida à reunião com a presidente da Fundarpe, Renata Borba e pela vice-presidente, Cláudia Rodrigues.
O IDHeC e a Fundarpe possuem uma parceria em forma de subvenção, cuja gestora nomeada por Renata foi a vice-prsidente Cláudia, que aproveitopu o momento para realizara uma segunda reunião com o IDHeC, para uma integração maior.
A visita teve como principal objetivo apresentar à Fundarpe a nova diretoria do IDheC, que tomou posse em 1º de Maio do corrente ano e convidar, oficialmente, a presidente e a vice-presidente para conhecerem o Memorial Dom Helder Camara, o Chã do Dom.
Projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Direitos Humanos Dom Helder Camara
Em uma proposição da vereadora e associada do IDHeC, Cida Pedrosa, foi elaborado o Projeto de Lei Ordinária de Nº 235/2023, que institui o dia 27 de agosto, data da Partida do Dom para a Casa do Pai, com o Dia Mundial dos Direitos Humanos Dom Helder Camara” , no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife.
Na Justificativa do Projeto de Lei a vereadora diz que “Essa iniciativa fundamenta a importância vital da promoção dos Direitos Humanos em nossa cidade, além de homenagear um notável defensor desta causa, Dom Helder Camara. Os Direitos Humanos são a pedra angular de qualquer sociedade democrática e civilizada, pois representam os valores universais de dignidade, igualdade e liberdade que todos os seres humanos merecem. Promover os Direitos Humanos é uma missão nobre e constante, já que auxilia na garantia de que todas as pessoas, independentemente de sua origem, gênero, crença ou condição socioeconômica, tenham a oportunidade de viver vidas dignas e plenas. Dom Helder Camara, uma figura notável que exerceu o cargo de Arcebispo de Olinda e Recife, é um exemplo inspirador da dedicação à causa dos Direitos Humanos. Reconhecido internacionalmente, ele desempenhou um papel fundamental na defesa dos Direitos Humanos, da paz e no combate à fome. Sua trajetória de vida é marcada por uma dedicação incansável às causas sociais, pela defesa dos menos favorecidos e pela promoção da justiça.”
E finaliza a justificativa: “Ao instituir essa data no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, estamos demonstrando nosso compromisso com os princípios universais dos direitos humanos e reconhecendo a importância de indivíduos excepcionais como Dom Hélder Câmara, que dedicaram suas vidas à causa da humanidade. Além disso, essa celebração anual proporcionará oportunidades para a educação, a reflexão e a ação, o que fortalecerá o compromisso com os valores fundamentais que sustentam uma sociedade justa e inclusiva.”
Agora é aguardar a votação e torcer para que o Projeto seja aprovado e vire Lei.