Causos do Dom: Midiático Sim, Vaidoso Jamais!
Prof. Martinho Condini
Dom Helder foi o primeiro bispo do Brasil a descobrir, ainda na década de 1950 a força dos meios de comunicação. Ele soube, como poucos, utiliza-los para divulgar os seus projetos ideais (diferentemente de padres e pastores que estão na mídia atualmente).
Logo se transforou numa das principais estrelas da nascente televisão brasileira, nos anos 1950. No Rio de Janeiro, como bispo auxiliar, participou, de todo o tipo de programa de televisão. Chegou a apresentar aos sábados, no horário nobre da, na TV Tupi, o programa religioso “Nas trilhas de Deus”, sucesso de audiência tal sua desenvoltura diante das câmeras. No domingo de Ramos de 1958, com apoio da rede de emissoras de rádio, televisão e jornais de Assis Chateaubriand, maior conglomerado de comunicação do país naquela época, reuniu mais de 150 mil pessoas no estádio do Maracanã, numa celebração chamada “Tarde Sagrada”.
Ficou em 1959, 24 hora no ar na TV Rio recebendo donativos para as vítimas do rompimento de um açude construído na cidade de Orós, Ceará. A campanha “Orós precisa de nós”, criada por ele para ajudar os desabrigados do Ceará, foi um enorme sucesso. Anos depois, já no Recife, em 1966, realizaria campanha idêntica para os desabrigados da cheia do Rio Capibaribe, que destruiu vários bairros da cidade.
Com a força na televisão no Brasil e seu jeito especial de falar conseguiu alavancar suas principais realizações no Rio de Janeiro, como a Cruzada São Sebastião e o Banco da Providência. No Recife, tão logo assumiu Arquidiocese, passou a apresentar o programa “Sementes de Meditação” na TV jornal do Commercio.
FILHO, Félix. Além das Ideias: histórias de vida de Dom Helder Camara. 1ª reimpressão. Recife. Cepe. 2016. p.49-50