Atualidades: 92 Anos da Ordenação Presbiteral de Dom Helder
Há 92 anos, mediante uma licença especial do Vaticano por conta da pouca idade, se ordenava, aos 22 anos, aquele que seria um dos maiores pastores da história da Igreja Católica e também um dos maiores profetas do século XX: Dom Helder Camara.
Para ele o sacerdócio era uma honra, por poder segurar nas mãos o corpo e o sangue do próprio Cristo.
Celebramos hoje aquele dia que mudoui não apenas a vida daquele jovem que se tornou sacerdote, mas a vida de milhões de pessoas ao longo da história, que acompanharam e acompanham a sua trajetória, seu exemplo de vida e o seu pastoreio.
Suas mais de 200 mil páginas de escritos, que incluem mais de sete mil meditações, discursos, homilias, crônicas, livros, as Cartas pré-conciliares, conciliares e pós-conciliares, são sementes de solidariedade, justiça e, acima de tudo de amor ao próximo, tendo como centrio os menos favorecidos, os sem vez e sem voz, a quem ele representava e lutava para que tivessem direito a uma vida digna.
Hoje é dia de agardecer ao Pai Nosso por esse presente que Ele nos deu, Seu instrumento na construção da paz através da justiça, em toda a sua plenitude.
Cabe a cada um, a cada uma de nós, levar adiante o seu legado e sermos braços na construção do Reino que começa aqui na Terra.
No próximo domingo, dia 20 de agosto, às 11h da manmhã, dia da Assunção de Nossa Senhora, padroeira da igreja das Fronteiras, vamos celebrar e agradecer ao Pai pela vida sacerdotal de Dom Helder Camara.
QUEM É HOSTIA?
Afinal, Senhor, na Santa Missa
quem é o celebrante
e quem é a história?
Parece absurdo
que a dúvida se ocorra.
A hóstia não está diante de mim?
Não sou eu quem a toma nas mãos?
Pouco a pouco
os papéis se invertem.
Quando percebo
estou sendo ofertado por ti
e o que me conforta
é ver como as hóstias se transfiguram
Quando apresentadas por tuas divinas mãos!
Rio, 10.02.1946 V. 1, p. 18.