Causos do Dom: Ecumenismo
O monge Marcelo Barros, do Mosteiro de São Bento de Olinda, assessor para ecumenismo e diálogo inter-religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife, integrou a “Equipe Fraterna” grupo independente formado por irmãos e irmãs das Igrejas Luterana, Episcopal Anglicana, Católica Romana, Metodista, Presbiteriana e Batista.
Durante certo tempo, em um dos novos conjuntos habitacionais da Região Metropolitana do Recife, essa equipe assumiu o ministério numa paróquia ecumênica. Em um templo único, irmãos de várias igrejas se sucediam, em horários estabelecidos, para a formação bíblica e o acompanhamento pastoral mas havia a formação comum e os cultos eram assumidos por um ministro de cada dominação eclesial.
Por conta desse trabalho ecumênico, Dom Helder solicitou a Marcelo Barros que o representasse numa cerimônia em comemoração aos 100 anos da presença da Igreja Luterana, tradicional congregação protestante, no Recife. O monge, ao chegar ao local, foi muito bem recebido pelos pastores. Ocupou as primeiras cadeiras, lugar de honra reservado ao arcebispo católico romano convidado.
Mas, durante o culto, um pastor de uma outra denominação, também convidado, talvez empolgado com a cerimônia ou não querendo perder a oportunidade de “dizer umas verdades” ao representante da hierarquia católica presente, começou a falar mal da Igreja Romana. O constrangimento foi geral! O pastor pouco se importou e continuou o seu falatório.
Marcelo ficou o tempo todo calado, não respondeu nem tentou dar o troco. Poucos dias depois encontrou Dom Helder, que foi logo querendo saber como tinha sido a solenidade. Contou tudo o que aconteceu e o constrangimento que havia passado.
Entretanto, a preocupação do arcebispo era outra: queria saber como o monge havia reagido à provocação? Marcelo relatou que ficou calado e que, quando convidado a falar não fez nenhuma referência ao pronunciamento do pastor. O arcebispo, aliviado, aprovou o gesto e acrescentou:
– Meu filho, isso é muito pouco para tudo o que nós, católicos romanos, já fizemos com eles.
FILHO, Félix. Além das Ideias: histórias de vida de Dom Helder Camara. 1ª reimpressão. Recife. Cepe. 2016. p.42-43.