Atualidades
Jornada Mundial da Juventude
O Papa aos jovens: sejam mestres que defendam a vida do planeta Durante o encontro com jovens universitários, na Jornada Mundial da Juventude, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o papa Francisco destacou a figura do peregrino, pois nela “espelha-se a condição humana, pois todos somos chamados a confrontar-nos com grandes interrogativos para os quais não basta uma resposta simplista ou imediata, mas convidam a realizar uma viagem, superando-se a si mesmo, indo mais além”. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. Teve início no dia 1º de agosto e foi encerrada no dia 6.
Cerca de 35 membros de movimentos e pastorais da arquidiocese de Olinda e Recife marcam presença na JMJ 2023, como: MEJ – movimento eucarístico jovem, Pastoral Universitária, além da presença do Vicariato de São Lourenço.
O assessor da Comissão Episcopal para a Juventude, Padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, está na JMJ com um grupo de mais três pessoas, entre elas Jeniffer Oliveira.
Seul será a próxima cidade a receber o maior encontro católico de jovens do mundo, em 2027. Mas antes, o Papa convida a participar do Jubileu dos Jovens em Roma, em 2025.
Até lá vamos incentivar e acreditar em nosso juventude, assim como o fazia Dom Helder Camara que acreditava que os “jovens alcançarão as estrelas”.
Visitas ao Chão do Dom
No último dia 3 de agosto o Memorial Dom Helder Camara teve a alegria de receber uma visita muito especial: cinco irmãs carmelitas descalças de Camaragibe foram conhecer onde viveu, por 31 anos, Dom, Helder Camara.
A visita foi guiada por irmã Vanda, presidente do Conselho Curador e por Val e Maurílio, integrantes da equipe do IDHeC..
O Memorial está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 14h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h.
Venha conhecer ou rever o local onde o nosso grande profeta escolheu para viver e exercer o seu pastoreio, perto dos menos favorecidos, a quem atendia pessoalmente, se batessem à sua porta.