Causos do Dom: O presente
Prof. Martinho Condini
Este causo do Dom, padre Júlio Lancellotti* me enviou via áudio e video pelo WhatsApp em 7 de fevereiro de 2023.
Quando Dom Helder Camara veio a São Paulo para o encontro da Ação das Escolas Católicas (AEC), Dom Luciano Mendes de Almeida, bispo auxiliar de São Paulo, me pediu que junto com um companheiro da Pastoral do Menor, Arnaldo José Galvão, fossemos ao aeroporto de Guarulhos buscar Dom Helder Camara, que estaria chegando para participar do encontro da AEC.
Eu fiquei muito feliz de ir ao aeroporto.
Dom Luciano me disse:
– Você vai porque você já conhece Dom Helder, logo vai vê-lo ao chegar.
E realmente, nós estávamos no aeroporto de Guarulhos e foi um frisson quando Dom Helder desembarcou, todo mundo queria pôr a mão nele, falar com ele, chama-lo. E nós pegamos o carro no estacionamento e mesmo na marginal do Tietê as pessoas buzinavam e acenavam para Dom Helder.
Eu disse para ele:
– Dom Helder, neste caminho que nós estamos fazendo mora uma pessoa que gosta demais do senhor, que lhe acompanha muito e tem muito amor.
Ele me disse:
– Quem é?
Eu falei:
– É minha mãe.
Ele disse:
– Então vamos lá visita-la.
Então nós desviamos o caminho e paramos em casa.
Eu feliz, abri o portão e disse a minha mãe:
– Mãe! Olha o que eu trouxe de presente para a senhora, Dom Helder Camara.
*Padre Júlio Lancelotti, pedagogo e religioso. Há mais de 30 anos milita pelos direitos humanos. O paulistano de 74 anos fundou as Casas Vida I e II (criadas originalmente para acolher crianças portadoras do HIV) e é vigário da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo. Atualmente Padre Júlio Lancellotti exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Ele foi um dos fundadores da Pastoral da Criança e um dos formuladores do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ele se notabiliza pela defesa de pessoas em situação de rua contra opressões, negligências e violência