Atualidades: 54 Anos do Assassinato de Pe Antonio Henrique
No dia 26 de maio de 1969, após participar de uma reunião com jovens e seus pais, em Parnamirim, o jovem padre Antônio Henrique Pereira Neto, ao se dirigir para casa, foi sequestrado por um grupo do Comando de Caça aos Comunistas e por agentes da Polícia Civil de Pernambuco.
No dia seguinte, às seis horas da manhã, seu corpo foi encontrado em um matagal na Cidade Universitária, apresentando sinais de tortura e tiros na cabeça.
Assessor direto de Dom Helder Camara, trabalha com a juventude e era muito querido. Seus assassinato foi um recado para o arcebispo, uma demonstração do que eram capazes de fazer para atingir Dom Helder.
No próximo dia 26 será realizado um ato em memória do martírio de Pe Henrique, organizado pelo gabinete da vereadora Cida Pedrosa e com a participarão diversas entidades, tais como a Arquidiocese de Olinda e Recife, o IDHeC, MTC, CENDHEC, Fundação Maurício Grambois, Trapeiros de Emaús, Comissão de Justiça e Paz, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Comitê Popular de Luta de Casa Forte, Universidade Católica, Comissão Arquidiocesana de Pastoral da Juventude e Escola de Formação Pe Henrique, da Arquidiocese de Olinda e Recife.
“A Ditadura perseguiu e assassinou trabalhadores, religiosos, estudantes e todos aqueles que lutavam por liberdade. Lutamos hoje, em nome desses guerreiros e guerreiras do nosso povo! Padre Henrique, Presente!.” Cida Pedrosa
Todos e todas estão convidados a participarem desse ato, fazendo homenagem à memória de Pe Henrique e, através dele, homenageando a todas as vítimas da crueldade da ditadura militar.
Para que nunca se esqueça. Para que nunca mais aconteça. Ditadura nunca mais!
SERVIÇO
O que – Memória dos 54 anos do assassinato de Pe Henrique
Onde – Praça de Parnamirim
Hora – 11h da manhã