Causos do Dom: Duas Calças Pra Quê?

Causos do Dom: Duas Calças Pra Quê?

Prof. Martinho Condini

Os formandos do curso de medicina de 1981 da UFPE*, associaram-se às comemorações de 50 anos da ordenação sacerdotal de Dom Helder Camara, elegendo-o patrono da turma, e a escolha não poderia ter sido melhor. Nesta oportunidade o Profº Edvaldo Telles em seu discurso, contou uma história sua com Helder Camara:

“Convidado pelo meu colega e amigo Ciro de Andrade Lima, um dia encontrei-me no interior de uma sala pequenina, no fundo de uma igreja, situada na Rua das Fronteiras junto à escola de enfermagem Nossa Senhora das Graças. Lá eu vi Dom Helder sentado escrevendo. Rápido, levantou-se e nos saudou com seu sorriso franco (depois dos 50 anos cada um têm o rosto que merece). Dissertou sobre vários assuntos e falou de sua doença, em seguida foi para o quarto para se preparar para o exame médico. Aproveitei a ocasião e dirigi-me à irmã que o acompanhava para tomar mais alguns dados da sua história, principalmente seus hábitos alimentares, ao mencioná-los considerei-os insuficientes em proteínas e disse para irmã providenciar alimentos mais substanciais – “como doutor se todo dinheiro que pega dá aos pobres. Imagine o senhor que hoje um maltrapilho bateu a sua porta e pediu-lhe uma esmola, não dispunha de dinheiro, deu uma de suas calças. O pior é que só tinha duas, nesta ocasião ouviu-se uma voz no interior do quarto” – o pobre homem não tinha nenhuma”.

*Trecho do discurso do Profº Edvaldo Telles, quando Dom Helder foi escolhido patrono da turma de 1981 de formandos do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.  

Deixe uma resposta