Atualidades: Música De Câmara no Chão do Dom
Dom Helder sempre foi um grande apreciador das artes. Ler e escrever, ouvir música, assistir a peças de teatro ou ir ao cinema, se emocionar com uma pintura ou escultura, enfim, a arte era uma de suas paixões.
Os saraus que promovia no palácio dos Manguinhos eram famosos, fossem de apresentação de peças teatrais ou musicais, todos eram recebidos com braços abertos e sorriso largo.
E, na igrejinha das Fronteiras, onde escolheu morar, não poderia ser diferente no acolhimento das artes. Vários saraus já foram apresentados na igreja, sob as bênçãos e, com certeza, aplausos, de Dom Helder.
E, na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, às 19h, o Chão do Dom vai receber, com alegria, mais um evento musical: o concerto dos alunos do curso de música da Universidade Federal de Pernambuco.
Fruto de um semestre de trabalho o concerto será inteiramente dedicado à música brasileira, em especial o choro. O repertório traz obras da música de concerto inspiradas no choro, como o choro 2, para flauta e clarinete, de Heitor Villa-Lobos. Também haverá uma obra de Ney Rosauro para vibrafone e violão inspirada em gêneros de Pernambuco, como o baião e a ciranda.
Além disso, haverá peças autorais dos alunos Ruti Freitas, Vitor Castanheira e Dudu Moreira, dialogando com os compositores clássicos de choro, como Pixinguinha, Ernesto de Nazareth e Jacó do bandolim. Os grupos de alunos são orientados pelo prof. Artur Ortenblad na disciplina de música de câmara e em projeto de extensão dedicado ao choro.
A entrada é franca. Com certeza será um momento de deleite para os que gostam da boa música brasileira.
O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara e o Departamento de Música da UFPE estão esperando por você.
Continuando essas atividades, o dia 27 às 19h no Memorial de Medicina e dia 30 às 11h na Igreja de Santo Antônio haverá concertos de outros grupos, com outras temáticas e estilos, sempre com a entrada franca.
SERVIÇO
O QUE – Concerto de Música de Câmara – Deptº de Música da UFPE
QUANDO – Quarta-Feira, 26 de Abril de 2023
HORA – 19h
ONDE – Igreja das Fronteiras, rua Henrique Dias, s/n, Boa Vista