Atualidades: As novidades que o Tempo Pascal nos Traz

Atualidades: As novidades que o Tempo Pascal nos Traz

Na última quarta-feira, 05 de Abril de 2023, a diretoria  e equipe de trabalho  do IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, receberam, na Casa de Frei Francisco, a visita de membros da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Houve uma visita guiada à Casa, onde foram mostradas todas as salas de oficinas e atendimento aos adolescentes.

Os visitantes foram conduzidos pela equipe da CFF para conhecer a Casa e entender como funciona cada setor.

Foi preparada uma ecelente apresentação sobre a CFF, que impressionou a todos os presentes pela objetividade e clareza com que foi preparada. A coordenadora da CFF, Giselle Carvalho abriu a apresentação, seguida pelos membros da Equipe nota Mil, formada por funcionários, monitores e estagiários, na área de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Merenda, Serviços Gerais e arte-educação, com ênfase em música e literatura.

Após a apresentação da Euipe da CFF, Ana Gusmão falou pela Comissão de Justiça e Paz, falando sobre como ficou impactada e impressionada com o que foi colocado pela Equipe. |Em seguida, os demais funcionários e diretoria do IDHeC e os membros da CJP se apresentaram, promovendo asism uma maior integração.

Ana Gusmão, Xavier Uytdenbroek, Amaro Lins,  representaram a CJP, ao lado de Fabio Potiguar, Rejane Menezes e Antonio Carlos, também integrantes do IDHeC.

As oficinas de música e literatura têm despertado o interesse dos integrantes da Casa, seja aprendendo a tocar um instrumento ou a cantar, bem como na área de literatura e poesia.

Após a apresentação, todos se reuniram no refeitório, onde, após de uma palavra sobre o tempo Pascal, feita por Pe Fabio, foi partilhado um delicioso almoço, preparado pelo pessoal da CFF.

AO fijal do almoço foi prestada ma homenagem a Josi, a assistente Social da CFF, que se despediu da Casa, indo assumir outras funções.

Os membros da Comissão de Justiça e Paz ficaram encantados com o projeto em execução na Casa e foi lançada a proposta de promoção de rodas de conversas com as famílias dos adolescentes integrantes da CFF, para começar uma parceria, que, de início seria de escuta, mas podendo ser ampliada no decorrer do tempo.

A visita foi encerrada com a recepção dos responsáveis pelos adolescentes, para participar da reunião mensal com a equipe da Casa.

Victor, o arte-educador de Música e mais dois adolescentes da Casa, animaram a chegada dos responsáveis com violão e música.

Foi um momento muito importante para a Casa de Frei Francisco que teve a oportunidade de mostrar o sue trabalho à Comissão de Justiça e Paz, sobretudo em um momento tão importante para os cristão e, sobretudo para Dom Helder, como o tempo Pascal.

A Comissão de Justiça e Paz foi criada por Dom Helder Camara, em 1977,. Foi importantíssima para a defesa dos presos políticos e perseguidos pelo regime militar. Sua atuação era uma forma de promover os direitos humanos – direitos sociais, civis e políticos, assim como os direitos econômicos, culturais e ambientais-, à luz da doutrina social da Igreja.

Também se envolveu na luta contra o extermínio de menores delinquentes no Grande Recife e implantou o Plano das Zonas de Interesse Social – PREZEIS, para a questão do uso do solo urbano.

Foi desfeita em 1986, pelo então arcebispo Dom José Cardoso.

No dia 25 de maio de 2017, a CJP foi refundada pelo arcebispo Dom Fernando Saburido , por entender a sua importância na luta pelos Direitos Humanos.

Deixe uma resposta