Causos do Dom: O Bom Ladrão
Prof. Martinho Condini
Essa história frei Carlos Josaphat contou a sua secretária*
Frei Carlos Josaphat contou para a sua secretária Lilian Contreira* uma passagem muito interessante da vida de Dom Helder Camara, quando ele morava nos fundos da Igreja da Fronteiras, no Bairro da Bela Vista em Recife, Pernambuco.
Dom Helder morava nos fundos da Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, em Recife, Pernambuco. E uma noite tentaram entrar na casa. Ele ouviu uns barulhos, ele levantou para ver o que era, e aí tinha uma pessoa tentando roubá-lo. Ele começou a conversar com a pessoa:
– O meu filho porque você está fazendo isso?
– Eu entendo você deve estar com fome, não é?
– Vamos pra cozinha.
E ai começou preparar uns ovos. Sentou ofereceu pra pessoa. Eles comeram, tomaram café e ficaram conversando a noite toda.
Quando amanheceu, a pessoa pediu desculpa para Dom Helder, não levou nada e eles viraram grandes amigos.
Frei Carlos Josaphat dizia que essa pessoa voltou várias vezes na missa, encontrava Dom Helder, ficava lá no fundo da igreja, as vezes só acenava e ia embora.
Mas um dia ele voltou e falou para Dom Helder que Dom Helder era muito importante na vida dele. Porque aquele encontro fez ele mudar de vida. Ele deixou aquela vida que ele tinha graças ao Dom Helder.
(Essa história foi contada para mim em 16 de junho de 2020 pela Lilian Contreira*, secretária de Paulo Freire de 1990 a 1997 e Frei Carlos Josaphat de 1997 a 2020).