Causos do Dom: Guarda-chuva para Todos

Causos do Dom: Guarda-chuva para Todos

Prof. Martinho Condini

Conheci Dom Helder Camara quando fazia Universidade; ele sempre dava palestra para os estudantes, entrava pela porta principal do teatro. Quando ele era anunciado a plateia ficava atenta para a porta do camarim, e ele vinha pelo meio da multidão que o aplaudia de pé. Passados os anos, convidei Dom Helder para vir inaugurar o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Zumbi dos Palmares/AL em 1992. Um dia histórico inesquecível! Guardo na memória cada palavra, cada exemplo de sabedoria.

Lembro daquela manhã chuvosa, quando assistíamos na praça Zumbi dos Palmares uma apresentação cultural que fazia parte da programação, uma roda de capoeira. Chovia muito e Dom Helder batendo palmas no meio da criançada. Me preocupei porque ele estava se molhando, então fui à procura de um guarda-chuva para protege-lo, quando armei o guarda-chuva ele olhou para mim e disse: “Não minha filha, não tem guarda-chuva para todos”.

Está história foi contada por Maria das Graças de Bezerra à Rejane Menezes, assessora de comunicação do Instituto Dom Helder Camara – IDHeC

Deixe uma resposta